sexta-feira, 5 de abril de 2024

Cristão: aquele que crê sem ver

Cristão: aquele que crê sem ver

O cristão conhece a obscuridade, a caligem da noite, marcada pelas densas e escuras nuvens das dificuldades a serem transpostas, mas pela Luz do Senhor mais que iluminadas.

O cristão, com coragem, enfrenta as nuvens escuras das dificuldades com a certeza de que não caminha só: A Trindade com ele está.

Sabe que a inteligência não salva o homem, assim como os mais refinados sistemas, sobretudo quando não se deixa conduzir e crer  na verdade de Deus que é Cristo Crucificado, realidade concreta de sofrimentos e de sangue, na aparente fragilidade e loucura da Cruz.

Quanto mais se adensam as trevas e o coração sangra na solidão da dor, tanto mais o catequista descobre a alegria de crer no Senhor: “Tudo posso n’Aquele me fortalece” (Fl 4,13)

Com o Apóstolo, aprende que crer significa enfrentar os desafios próprios da “noite”, porque a fé ultrapassa a medida do conhecimento e da humana sabedoria, porém não a ignora.

Ser cristão é ser alguém que mesmo quando se apagarem todos os faróis ofuscantes do “êxito”, caminhando no escuro, sem saber aonde vai, a fé o ajudará a “crer sem ver”’.

No coração e na vida de um cristão, as trevas são iluminadas por dentro, por uma presença invisível, mas totalmente crível e sentida: sabem e confiam que um dia elas cairão e a noite será despedaçada e aparecerá a aurora.



Fonte inspiradora:  1 Cor 1,17-25 - Missal Cotidiano p.1210

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG