terça-feira, 17 de outubro de 2023

Cartas que levam à Oração...

Cartas que levam à Oração...

Acolhamos a Carta aos Magnésios, do Bispo e Mártir Santo Inácio de Antioquia (séc. I)

“Longe de nós a indiferença ante a benignidade de Cristo. Se agisse conosco da maneira como fazemos, estaríamos perdidos. Por isto, feitos Seus discípulos, aprendamos a viver de acordo com o cristianismo. Quem se faz chamar por nome diferente, não é de Deus.

Rejeitai, pois, o mau fermento, velho e azedo, e mudai-vos com a força do novo fermento, que é Jesus Cristo. Salgai-vos nele para que nenhum de vós se corrompa, porque pelo cheiro seríeis descobertos.

É absurdo confessar a Cristo Jesus e judaizar, porque, de fato, o cristianismo não creu no judaísmo, mas o judaísmo no cristianismo, no qual estão reunidos todos quantos creem em Deus.

Se vos escrevo deste modo, caríssimos meus, não é porque saiba haver alguns de vós com estes sentimentos. Porém, como o menor de todos, desejo-vos precavidos a fim de não cairdes no anzol da vã doutrina.

Ficai plenamente certos do nascimento, e da paixão e ressurreição acontecidos durante a procuradoria de Pôncio Pilatos. Tudo isto foi verdadeiramente vivido por Jesus Cristo nossa esperança. Ninguém se afaste jamais desta esperança.

[...] Esforçai-vos por ficar firmes na doutrina do Senhor e dos Apóstolos, para que tudo quanto fizerdes tenha bom êxito na carne e no espírito, pela fé e pela caridade, no Filho e no Pai e no Espírito, no princípio e no fim, com vosso digno bispo e a bem entretecida coroa espiritual de vosso presbitério, juntamente com os diáconos, agradáveis a Deus. 

Sede submissos ao bispo e uns aos outros como, em sua humanidade, Jesus Cristo ao Pai, e os Apóstolos a Cristo e ao Pai e ao Espírito, para que a união seja corporal e espiritual.

Por vos saber cheios de Deus, exortei-vos com brevidade. Lembrai-vos de mim em vossas orações, para que consiga alcançar a Deus.

Lembrai-vos também da Igreja que está na Síria, na qual não sou digno de ser contado. Necessito de vossa unida oração e caridade em Deus. Que a Igreja, que está na Síria, mereça ser orvalhada pela vossa Igreja!

Saúdam-vos em Esmirna, donde vos escrevo, os efésios que aqui se acham presentes para a glória de Deus, como também vós que, juntamente com Policarpo, o bispo de Esmirna, me assististes em tudo.

As outras Igrejas, em honra de Jesus Cristo, vos saúdam. Adeus, unidos em Deus, possuidores do inseparável Espírito, que é Jesus Cristo.” 

Pertinência e validade incontestável levam inevitavelmente a olharmos para a nossa historia, para a nossa vida e a Deus súplicas elevar:

Senhor, afastai toda indiferença e frieza nossa diante de Vosso Evangelho, Vossa Igreja que somos, no amor ao Pai, com a força do Espírito.

Senhor, ajudai-nos a discernir e rejeitar tudo aquilo que torne insossa a nossa vida; tudo aquilo que ofusque a Vossa luz; tudo que impeça a fermentação do Vosso Reino, que consiste em relações de amor, alegria, vida, felicidade e paz.

Senhor, livrai-nos dos anzóis das vãs doutrinas, que nos tornam infiéis ao Vosso Evangelho, à Doutrina da Igreja, à acolhida do Sopro do Espírito que nos faz novas Criaturas em Cristo Jesus Ressuscitado, para sermos verdadeiramente imagens d’Aquele que nos criou.

Senhor, livrai-nos das verdades relativas, que não subsistem por vezes a algumas horas do dia.

Senhor, ajudai-nos a não sermos econômicos no esforço de fidelidade à Vossa Santa vontade, como fizeram os Apóstolos e tantos Profetas e mártires de Vossa igreja.

Que jamais sejamos covardes e desertores do Projeto que tendes, suportando o fogo do acrisolamento que a cruz possa nos oferecer, inevitáveis para que amadureçamos e floresçamos na fé, para que merecermos contemplar, um dia a Vossa esplendorosa e indescritível Face e convívio.

Que jamais prescindamos da Oração mútua para que, enquanto peregrinos longe do Senhor, firmemos nossos passos para o horizonte da esperança cultivada nas entranhas do coração: delícias do Vosso mavioso Banquete Celestial

Senhor, ajudai-nos a sermos uma Igreja que vive a grande comunhão, ainda que com muitos irmãos espalhados por todos os lugares, mas num só corpo, num só Espírito, na riqueza da diversidade, na comunicação da linguagem única e universal: o amor, porque sois amor. Amém"

Acompanhe com esta súplica a vigilância para que Deus nos livre dos anzóis das vãs doutrinas, do relativismo, das verdades pouco duradouras, e assim, tão apenas conduzidos pela Verdade irrevogável do Evangelho, sejamos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG