terça-feira, 17 de outubro de 2023

Santo Inácio de Antioquia: Apaixonadamente devotado a Cristo

                                                          

Santo Inácio de Antioquia: 
Apaixonadamente devotado a Cristo

Santo Inácio de Antioquia, cuja Memória celebramos dia 17 de outubro, escreveu várias Cartas, com profunda sabedoria e erudição, de grande valor na organização da Igreja, oferecendo os princípios fundamentais da vida cristã; e dentre elas a Carta aos romanos. 

“Tenho escrito a todas as Igrejas e a todas elas faço saber que morro por Deus com alegria, desde que vós não me impeçais. Suplico-vos:

Não demonstreis por mim nenhuma benevolência inoportuna. Deixa-me ser alimento das feras; por elas pode-se alcançar a Deus.

Sou trigo de Deus, serei triturado pelos dentes das feras para tornar-me puro pão de Cristo…

Nem delícias do mundo, nem os reinos terrestres são vantagens para mim. Mais me aproveita morrer em Cristo Jesus do que imperar até os confins da terra.

Procuro-O, a Ele que morreu por nós; quero-O, a Ele que por nossa causa ressuscitou…

Não me entregueis ao mundo, nem me fascineis com o que é material. Deixai-me contemplar a luz pura. Quando lá chegar, serei homem.

Concedei-me ser imitador da Paixão de meu Deus… Meu amor está crucificado, a matéria não me inflama, porque uma água viva e murmurante dentro de mim diz em segredo: ‘Vem para o Pai’.

Não sinto prazer com o alimento corruptível, nem com os prazeres do mundo. Quero o pão de Deus, a carne de Jesus Cristo, que nasceu da linhagem de Davi; e quero a bebida, o Seu sangue, que é a caridade incorruptível…

Se for martirizado, vós me quisestes bem; se rejeitado, vós me odiastes”. (1).

Provavelmente de origem Síria, foi Bispo e Mártir da Igreja. Sucedeu Pedro no governo da Igreja de Antioquia.

Condenado às feras, foi conduzido a Roma, no tempo do imperador Trajano. Como muitos, no início do cristianismo, recebeu a gloriosa coroa do martírio. Faleceu no ano 107.

Santo Inácio também se denominava como Teóforo: aquele que traz em si Deus; portador da mansidão; paciência e tolerância; e como Santo Inácio, é preciso que sejamos Teóforos nas dificuldades da vida.

Cultivar a mansidão, paciência, tolerância, com coragem e ousadia: Apaixonadamente devotados a Cristo, como discípulos missionários d'Ele.



(1) Liturgia das Horas - Vol. IV - pp.1387-9.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG