domingo, 29 de outubro de 2023

“Sacrifício vivo, santo e agradável a Deus” (XXXDTCB)


“Sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”
 
No 30º Domingo do Tempo Comum (ano B), ouvimos a passagem do Evangelho de Marcos (Mc 10,46-52), sobre a cura realizada por Jesus do cego de Jericó.
 
O Bispo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho (séc. VI), nos apresenta este Sermão sobre a referida passagem:
 
“Amai a Deus, visto que nada encontrais melhor que Ele. Amais a prata porque é melhor que o ferro e o bronze; amais o ouro mais ainda, porque é melhor que a prata; amais ainda mais as pedras preciosas, porque superam até mesmo o preço do outro; amais, por fim, esta luz que teme perder todo homem que teme a morte; amais, repito, esta mesma luz que a desejava com grande amor quem gritava atrás de Jesus: Filho de Davi, tem compaixão de mim.
 
Gritava o cego quando Jesus passava. Temia que Ele passasse e não o curasse. Como gritava? Até o ponto de não calar, ainda que a multidão lhe ordenasse o silêncio. Venceu opondo-se a ela, e alcançou o Salvador. Ao bradar a multidão e ao proibir-lhe de gritar, Jesus parou, o chamou e lhe disse: - Que queres que eu faça? – Senhor, lhe disse, que eu veja – Vai, a tua fé te salvou.
 
Amai a Cristo; desejai a luz que é Cristo. Se aquele desejou a luz corporal, quanto mais vós deveis desejar a luz do coração! Gritemos diante d’Ele não com a voz, mas com os costumes. Vivamos santamente, desprezemos o mundo; consideremos como nulo tudo que é passageiro. Se vivermos assim, nos repreenderão, como se o fizessem por nosso amor, os homens mundanos, amantes da terra, saboreadores do pó, que nada trazem do céu, que  não possuem mais alento vital que aqueles que respiram pelo nariz, sem outro no coração.
 
Sem dúvida, quando nos virem desprezar estas coisas mundanas e terrenas, nos recriminarão e dirão: ‘Por que tu sofres? Ficastes louco?’.
 
É a multidão que trata de impedir que o cego grite. E até são cristãos alguns dos que impedem de viver cristãmente. De fato, também aquela multidão caminhava ao lado de Cristo e colocava obstáculos ao homem que bradava junto a Ele e desejava a luz como dádiva do próprio Cristo.
 
Existem cristãos assim; porém vençamo-los vivamos santamente; seja a nossa vida nosso grito para Cristo.” (1)
 
Como discípulos missionários do Senhor, devemos amá-Lo e desejar a Sua Luz, “desejar a luz do coração”, como o Bispo nos disse, a fim de que vivamos santamente, cristãmente.
 
No entanto, é preciso gritar diante d’Ele e a Ele sempre, mas “não com a voz, mas com os costumes”, vivendo santamente. Nada poderá nos impedir ou nos calar.
 
Assim como a multidão tentou impedir que o cego gritasse, ainda hoje há quem queira calar o grito dos empobrecidos, dos que clamam por vida, dignidade, pão, moradia, saúde, e tudo o que torne a vida mais humana, mais justa e fraterna.
 
Estes que tentam impedir, tanto podem estar fora, como dentro da própria comunidade daqueles que seguem Jesus, como Seus discípulos como nos alertou o Bispo – “Existem cristãos assim; porém, vençamo-los, vivamos santamente; seja a nossa vida nosso grito para Cristo”.
 
Supliquemos ao Senhor para cure nossa cegueira, física e espiritual, a fim de que iluminados por Ele que é a luz do mundo, como nos falou –“Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’ (cf. Jo 8,12), e com Ele caminhemos, pois tão somente Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida (cf. Jo 14,6).
Oportuno lembrar o que nos diz a Oração Eucarística V do Congresso de Manaus: “E a nós, que agora estamos reunidos e somos povo santo e pecador, dai força para construirmos juntos o Vosso Reino que também é nosso”.
 
Concluamos com as Palavras do Apóstolo Paulo que nos exorta:
 
“​Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.” (Rm 12,1).
 
(1)Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pág. 496-497

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG