quarta-feira, 25 de outubro de 2023

A vigilância ativa na espera do Senhor que vem

                                            

A vigilância ativa na espera do Senhor que vem

Com a Liturgia, da Quarta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum, à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 12,39-48), refletimos sobre a vigilância, para vivermos a vocação, como discípulos missionários do Senhor.

Jesus faz este alerta aos discípulos e também para que, acolhendo os dons de Deus, sejam solícitos em responder aos Seus apelos, empenhando-se decididamente na construção do Reino.

É preciso estar sempre vigilante na espera da vinda gloriosa do Senhor, comprometendo-se com a construção do Seu Reino, nosso verdadeiro tesouro.

Viver na pobreza, que não é sinônimo de miséria. A pobreza consiste no despojamento para que nos tornemos disponíveis e acolhedores do dom de Deus, para nos colocarmos solidariamente em favor daqueles que nada têm.

Viver na vigilância, porque é incerta a hora em que o Senhor virá. E enquanto isto a melhor atitude é nos colocarmos a serviço da comunidade.

Evidentemente, quanto maior a confiança depositada, maior será a responsabilidade diante de Deus e a cobrança que Ele nos fará.

Não nos é permitido distração, mas constante vigilância ativa, pois se é cristão as vinte e quatro horas do dia.

Reflitamos:

- De que modo vivemos a vigilância?
- Qual é o nosso tesouro?

- Quais são os valores que motivam a nossa vida?
- Somos capazes de arriscar tudo pelo Reino de Deus?

Na vigilância necessária na espera do Senhor que vem, exerçamos na Igreja, os ministérios e serviços que nos são confiados.
  
Na vigilância, esperando o Senhor que virá gloriosamente, e não sabemos o dia nem a hora, irradiemos a única Luz da fé, que penetra e transforma toda a realidade.

É preciso que vivamos a vigilância ativa, na espera do Senhor que vem, numa fé atuante, caridade esforçada e com a firme esperança sempre cultivada no mais profundo do coração. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG