domingo, 22 de outubro de 2023

Deus nos pede a Sua imagem (XXIXDTCA)

Deus nos pede a Sua imagem

“Buscas a imagem de Deus?
Você a tem em si mesmo...

Sobre a passagem do Evangelho proclamado no 29º Domingo do Tempo Comum - Ano A (Mt 22, 15-21), sejamos enriquecidos pelo Sermão de Santo Agostinho:

“Buscas a imagem de Deus? Você a tem em si mesmo; o artífice não pode fazer a imagem de Deus, mas Deus pode fazer uma imagem de Si mesmo.

Não fez outro distinto de ti mesmo, mas que te fez a ti a Sua imagem. Adorando, pois, a imagem de homem que o artífice fez, profana a imagem de Deus, que Deus imprimiu em ti mesmo.

Portanto, quando te chama para que voltes, quer devolver-te aquela imagem que tu, esfregando-a em certo modo com a ambição terrena, perdeste e obscureceste.

Daqui procede, irmãos, que Deus busque a Sua imagem em nós. Isto foi o que recordou àqueles judeus que lhe apresentaram uma moeda.

Quando lhe disseram: ‘Senhor, é lícito pagar tributo a César?’, sua primeira intenção era tentar-lhe; se dizia ‘é lícito’, seria acusado de querer que Israel vivesse sob a maldição, ao querer que estivesse submetido a tributo, que estivesse sob o jugo de outro rei e pagasse impostos; se, porém, dizia ‘não é lícito pagar tributo’, lhe acusariam de ordenar algo contra César e de ser o causante de que não pagassem os impostos devidos enquanto povo submetido.

Conheceu que lhe tentavam; conheceu, por assim dizer, a verdade para a falsidade e com poucas palavras deixou exposta a mentira procedente da boca dos mentirosos.

Não emitiu sentença contra eles por Sua boca, mas deixou que eles mesmos a emitissem contra si, segundo o que está escrito: ‘Por tuas palavras serás declarado justo e por elas declarado inocente. Por que me tentais, hipócritas?’, Ele lhes disse.

‘Mostrai-me a moeda’. Mostraram-na para Ele. ‘De quem, disse, é a imagem e a inscrição?’ Responderam: ‘De César’. E Ele: ‘Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.’ Como César busca a sua imagem sua moeda, assim Deus busca a Sua em tua alma.

‘Dai a César’, disse, ‘o que é de César’. O que César te pede? Sua imagem. O que Deus te pede? Sua imagem.  Porém, a do César está na moeda, a Deus está em ti.

Se alguma vez perdes uma moeda, choras porque perdeste a imagem de César; e não choras quando adoras um ídolo sabendo que fazes uma injúria à imagem de Deus que reside em ti?” (1)

Se Deus nos pede a Sua imagem impressa em cada um de nós, não podemos dar a Deus rostos desfigurados, corpos mutilados pelo absurdo do fanatismo religioso, como vemos em noticiários, constantemente.

É preciso dar a Deus o que é d’Ele, cada criatura por Ele feita, por Suas mãos modeladas, predestinados que o fomos desde a criação para sermos santos e irrepreensíveis sob o Seu olhar de amor, como Paulo assim o disse (Ef 1,4).

Deus nos pede Sua imagem impressa em cada um de nós. Além disto, pelo Batismo, fomos marcados pelo Selo do Seu Espírito; a Deus pertencemos e a nenhuma criatura, tampouco ao poder que passa.

Reflitamos sobre o que devemos fazer, para que não venhamos a dar para Deus:

- corpos desfigurados pelo flagelo da fome que ainda assola bilhões de pessoas:

- corpos tratados e vendidos como mercadorias, como tão bem retratou a Campanha da Fraternidade de 2014, com o tema: Fraternidade e Tráfico Humano; e o lema: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou.” (Gl 5,1).

Concluo com este canto:

“A minha vida é do mestre, o meu coração é do meu mestre...”

(1) Lecionário Patrístico Dominical - pp.234-235. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG