domingo, 22 de outubro de 2023

Os Salmos e sua riqueza espiritual (XXIXDTCC)

                                                     

Os Salmos e sua riqueza espiritual

Retomo os refrães dos Salmos das Missas 29ª Semana do Tempo Comum, ressaltando a beleza e, ao mesmo tempo motivando, a sua  devida valorização nas Missas e Celebrações.

“O Senhor mesmo nos fez e somos seus” (Sl 99):

De fato, somos obras do Criador; feitos e modelados por Suas mãos e à Sua imagem e semelhança, e o sopro de vida d’Ele recebemos. A Deus pertencemos e, portanto, nossa felicidade será cada vez mais autêntica se nos relacionarmos com este sentido de pertença, rompendo qualquer sombra de autossuficiência, negação d’Aquele que nos predestinou e nos criou para a santidade, no vínculo de uma amizade desejada desde as primeiras páginas da Sagrada Escritura, e consumada de modo indizível no amor do Filho, que nos chamou de amigos e não nos tratou como servos.

“Eis que venho fazer, com prazer, a Vossa vontade, Senhor” (Sl 39):

Rezamos no Pai Nosso – “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”. De fato a vontade de Deus deve sempre prevalecer sobre a nossa, porque ela tem horizontes mais vastos que nos levam a atitudes de comunhão, doação, partilha, justiça, solidariedade, amor e verdade. Nem sempre a nossa vontade poderá coincidir com a vontade de Deus, no entanto, sendo a vontade de Deus, que seja feita com “prazer”, com alegria, prontidão, generosidade, altruísmo, sem nada reclamarmos ou obstáculos e condições colocarmos.

“Nosso auxílio está no nome do Senhor” (Sl 123):
Portanto, devemos provar e ver sempre como o Senhor é bom e vem em socorro de nossa fraqueza, nos refaz de nossos cansaços, revigora-nos com Sua graça para que não nos atolemos e nem nos asfixiemos na lama do pecado; ao contrário, Ele nos toma pela mão e nos conduz pelos prados e campinas verdejantes, e se preciso, nos carrega no colo, como o pastor o faz com a ovelha cansada ou ferida.

“É feliz quem a Deus se confia” (Sl 1):

A confiança em Deus nos faz inabaláveis e solidifica a autêntica felicidade, não a felicidade que o mundo dá, mas aquela que o Senhor nos apresentou no Sermão da Montanha, as Bem-Aventuranças. Se pobres em espírito a felicidade somente em Deus e com Deus alcançaremos e tão apenas n’Ele e em Seu poder confiaremos, assistidos pelo Espírito Santo que nos enviou em nome do Seu Filho, Cristo Jesus.

“Ensinai-me a fazer Vossa vontade (Sl 118):

Para que façamos a vontade de Deus com “prazer”, precisamos dos dons do Espírito para discernir a vontade divina nas pequenas e grandes decisões de nossa vida, sobretudo nas mais difíceis, e naquelas em que nossa fé é provada, nossa esperança é desafiada e a prática da caridade é exigida, para que contribuamos na realização do Reino pelo Senhor inaugurado.

“Seu som ressoa e se espalha em toda a terra” (Sl 18):
O som de Deus, como suave brisa divina, se espalha em toda a terra, e nos envolve com Sua ternura e bondade. Isto também se dá pela palavra daqueles que, com coragem, se tornam discípulos missionários do Senhor, proclamam a Santa Palavra, acompanhado de gestos solidários de compaixão e solidariedade, sobretudo em relação aos que mais sofrem e precisam, porque neles se vê a verdadeira face o sofrimento do Cristo, como lemos no Evangelho de Mateus (Mt 25,32-46).

“Eu Vos amo, ó Senhor, sois minha força e Salvação” ( Sl 17):
Deus, que nos criou por amor, quer tão apenas que com Ele nos relacionemos numa resposta livre de amor; amando-O com todo o coração, de toda a alma, e de todo o entendimento, mas quer também que amemos nosso próximo como Jesus nos amou – “amai-vos uns aos outros, assim como Eu vos amei” (Jo 13,34). Amando a Deus e ao próximo, experimentamos a força de Deus e trilhamos o caminho da Salvação.

“Nosso Deus é um Deus que salva, é um Deus libertador” (Sl 67):
Cremos que a Salvação vem tão apenas de Deus, que nos criou e por meio de Jesus nos redimiu e nos tornou livres, pois “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1); e o mesmo Espírito que O assistia na missão, também em nós repousa e nos acompanha – “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor” (Lc 4,18-21). E assim, podemos rezar como Ele mesmo nos ensinou -  “Venha a nós Vosso Reino, Senhor...” (Mt 6, 10).

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG