quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Efeitos da divina luz!

                                                         

Efeitos da divina luz!

O Abade São Máximo Confessor (séc.VII), em resposta a Talássio, apresenta os efeitos da luz divina em nossa vida; a missão da Igreja de resplandecer esta mesma luz nas nações, a partir da contemplação e da ação, da prática da Lei Divina contida nos mandamentos sagrados:

“A lâmpada posta sobre o candelabro é a paterna e verdadeira luz que ilumina todo ser humano que vem ao mundo (João 1,9), Nosso Senhor Jesus Cristo.

Por ser um de nós e ter assumido nossa carne, tornou-Se e foi chamado lâmpada.

Isto é, a sabedoria e a Palavra do Pai por natureza, que na Igreja de Deus é pregada com fé pura e, pela vida orientada pela virtude e observância dos mandamentos, é erguida e resplandece entre as nações...

Na verdade só Jesus, qual lâmpada, desfaz a escuridão da ignorância, 
repele o negrume da maldade e do vício. Por este motivo fez-Se o caminho de salvação para todos.

Pelo poder e a ciência conduz ao Pai aqueles que estão resolvidos a
n’Ele caminhar, como pela via da justiça, nos divinos Mandamentos.

Por candelabro entende-se a Santa Igreja, onde a Palavra de Deus refulge pela pregação diante de todos quantos habitam neste mundo como em uma casa, ilumina com o esplendor da verdade e os espíritos ficam repletos da ciência divina...

Por conseguinte, tendo acendido a lâmpada (quer dizer, o sentido que acende a luz da ciência) pelo ato da contemplação e da ação, não a ponhamos sob uma vasilha.

E também não sejamos acusados de falta por comprimir na letra o indizível poder da sabedoria. Mas, sim sobre o candelabro (a Santa Igreja) para que, do alto vértice da verdadeira contemplação, estenda a todos o facho da divina doutrina”.

Reflitamos:

- Jesus é verdadeiramente  a luz da minha vida?

- Deixo-me iluminar por Sua palavra e Seus ensinamentos?

- Minha vida é marcada pela contemplação e ação?

- De que modo sou luz para o mundo?

- Tenho, à luz da palavra divina, me afastado de toda ignorância, maldade e vício; de tudo aquilo que ofusca o brilho divino que em mim habita?

- Qual a intensidade do esplendor da verdade por mim vivido?

- De que modo a Igreja reflete e testemunha ao mundo o esplendor da Verdade que é Jesus Cristo, Nosso Senhor?

É tempo de fazermos um mergulho dentro de nós mesmos, para o encontro com a indizível claridade divina que em nós habita.

Há um canto do Pe. Zezinho que expressa muito bem isto:

“Dentro de mim”:
“Dentro de mim existe uma luz,
que me mostra por onde deverei andar.
Dentro de mim também mora Jesus,
que me ensina buscar o Seu jeito de amar.
Minha luz é Jesus, 
e Jesus me conduz pelos caminhos da paz...”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG