terça-feira, 17 de outubro de 2023

Uma súplica pela autenticidade da fé

                                      

Uma súplica pela autenticidade da fé

Com a passagem do Evangelho proclamada na terça-feira da 28ª Semana do Tempo Comum (Lc 11,37-41), refletimos sobre a autêntica fé que deve ser expressa em gestos de caridade, de amor, de misericórdia, de solidariedade. 

A fé será pura e autêntica, se a Palavra Divina com fé for acolhida, acompanhada por apelos de conversão, levando-nos a uma profunda e sincera amizade com Jesus e com o próximo.

É preciso ficar sempre atentos ao que possa nos ajudar a compreender em que ela consiste a fé e como vivê-la melhor, porque ela tem implicações em nosso quotidiano, muda nossos pensamentos, atitudes.

Duas citações para nossa reflexão:

“... Para o Mestre, a fé é autêntica se incide na vida, se transparece como força que fermenta as opções pessoais. O fator decisivo é que o ‘interior’ do indivíduo seja renovado, que a interioridade da pessoa seja transformada pela fé. Isto é, a verificação da verdade da experiência de fé e das suas celebrações consiste unicamente na capacidade que ela tem de colocar a pessoa numa caminhada quotidiana de conversão, de reorientação da consciência para a Palavra de Deus. Então, o encontro com Deus será ‘autêntico’, gerador de uma tensão de crescimento em direção à Sua amizade”. (1)

“... O autêntico encontro com Cristo leva necessariamente ao encontro com os outros. Isto não é fruto de um nosso voluntarismo ético, mas é fruto do Espírito que, inserido no próprio dinamismo da fé, pede para ser ratificado e feito próprio através de uma autoeducação responsável.” (2)

Oremos:

Senhor Jesus, que ao professar a fé em Vós,
Divino Mestre e Senhor de nossa vida,
sejamos inflamados pelo fogo do Vosso Espírito,
para que nossa vida seja ricamente acompanhada
de gestos de amor e solidariedade com nosso próximo.

Somente assim e com o Vosso Espírito,
 viveremos uma fé autêntica, uma amizade sincera
e em processo constante de crescimento, acompanhado
de sinceros apelos de conversão e transformação
de nossos pensamentos, desejos,
da nossa mente e coração.
Amém!

(1) Leccionário Comentado - Editora Paulus - Lisboa - pág. 563.
(2) Idem pág. 564.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG