quinta-feira, 15 de junho de 2023

“O amor é o pleno cumprimento da Lei”


“O amor é o pleno cumprimento da Lei”

“Ouvistes o que foi dito... Eu, porém, digo-vos...”

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Mateus (Mt 5,17-37),  encontramos quatro antíteses apresentadas por Jesus Cristo, que não vem para abolir a Lei, mas para dar a ela o pleno cumprimento.

1ª - “Não matarás (Mt 5,21-26) – o Evangelista refere-se a nova interpretação de Jesus: não basta o não matar uma pessoa, é preciso abafar o mal na sua origem, impedi-lo que nasça e habite em nosso coração. A condenação não se limita ao momento de matar, mas é alargada a quem cultiva momentos de ira no coração, ou quem investe contra o seu próximo com ofensas. Não se pode ofender ninguém, e deve-se cultivar o máximo respeito de uns pelos outros.

2ª - Adultério (Mt 5,27.30) – Jesus não somente condena o adultério, como convida a cortar o mal pela raiz, condenando os pensamentos e desejos já presentes no coração. É preciso fazer todos os esforços para controlar e submeter os maus desejos ou desejos desonestos, bem como as paixões.

3ª - Divórcio (Mt 5,31-32) – Jesus afirma que o divórcio não pode dissolver a união abençoada por Deus, e com isto não se restitui aos cônjuges separados a liberdade de desposar outra pessoa, de modo que, aquele que repudia a esposa expõe ao adultério a si mesmo, a esposa, e quem quer que se case com ela.

4ª - Perjúrio (juramento) (Mt 5,33-37) – O juramento é uma prova de que as relações entre as pessoas são falsas. Se a mentira não existisse, não haveria motivo para recorrer ao juramento. Deste modo, Jesus vai à raiz do problema e afirma a não necessidade de se recorrer ao juramento, porque a linguagem de todos nós deve ser sempre sincera e reta – “Sim, sim; não, não”.

Dando pleno cumprimento à Lei, Jesus exige dos Seus seguidores um amor atento, profundo, capaz de perceber o espírito da Lei, porque parte do mais profundo do coração humano; trata-se, portanto de um espírito novo.

Deste modo o amor é o critério principal que deve caracterizar o discípulo de Jesus, pois ele vem primeiro que a observância da Lei, e até mesmo, antes do próprio culto oferecido a Deus. Se não houver amor, de nada adiantam a Lei e o Culto.

Portanto, é possível que não amemos de fato, e isto acontece quando:

- nos julgamos maiores que os outros;
- exigimos um respeito que destrói a própria fraternidade;
- nos tornamos mordazes, amargos, cáusticos matando, sobretudo com palavras;
- desonramos o irmão, ou o humilhamos com gestos ou com palavras;
- somos impacientes e demasiadamente exigentes, sem a atitude de misericórdia.

Ressoem as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos:

Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor que deveis uns aos outros; pois quem ama o próximo, cumpre plenamente a Lei. De fato, os mandamentos: ‘Não cometerás adultério, não cometerás homicídio, não roubarás, não cobiçarás’, e qualquer outro mandamento, se resumem neste: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o pleno cumprimento da Lei” (Rm 13,8-10).

Oremos:

Ó Deus, derramai sobre o nós o Vosso amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo, para que amemos como Jesus amou e não sejamos escravos da Lei, e assim pautemos todo o nosso pensar e viver. Amém.


Fonte: Lecionário Dominical – Editora Paulus – Volume I – Tempo comum – pp.254-256

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG