quarta-feira, 21 de junho de 2023

O caminho para a verdadeira Felicidade

O caminho para a verdadeira Felicidade

O Tratado sobre a Oração do Senhor, de São Cipriano, Bispo e mártir (Séc. III), em que nos possibilita a reflexão sobre o caminho para a verdadeira felicidade.

“A Oração continua: Venha a nós o Vosso Reino (...). Acrescentamos ainda: Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu. Não para que Deus faça o que quer, mas para que possamos fazer o que Deus quer (...).

Finalmente, manifestando a fraqueza de homem, diz o Senhor: Pai, se possível, afaste-se de mim este cálice e, dando aos discípulos o exemplo de renunciar à própria vontade e de aceitar a de Deus, acrescentou: Contudo não o que Eu quero, mas o que Tu queres.

A vida humilde, a fidelidade inabalável, a modéstia nas palavras, a justiça nas ações, a misericórdia nas obras, a disciplina nos costumes; o não fazer injúrias; o tolerar as recebidas; o manter a paz com os irmãos; o amar a Deus de todo o coração; o amá-Lo por ser Pai; o temê-Lo por ser Deus; o nada absolutamente antepor a Cristo, pois também Ele não antepôs coisa alguma a nós; o aderir inseparavelmente à Sua caridade; o estar ao pé de Sua Cruz com coragem e confiança, quando se tratar de luta por Seu nome e Sua honra, o mostrar firmeza ao confessá-lo por palavras, e, no interrogatório, o manter a confiança n’Aquele por quem combatemos, e, na morte, o conservar a paciência que nos coroará, tudo isto é querer ser coerdeiro de Cristo, é cumprir o preceito de Deus, é realizar a vontade do Pai.”

A Vontade de Deus, a ser realizada para cada pessoa, tem expressão e conteúdo em parte diferenciados, mas as palavras do Bispo aplicam-se a qualquer um de nós.

Talvez a tônica possa cair mais em um ponto do que em outro, mas a força que do Espírito emana cai igualmente sobre todos, porque assim é a Sua Misericórdia que a ninguém exclui.

Em tudo, e acima de tudo, ponhamo-nos a serviço do Reino em estreita e firme realização da Vontade Divina. Somente assim encontraremos a felicidade e o sentido de nosso existir.

Não há felicidade humana quando a Vontade Divina é ignorada, esvaziada, esquecida, mutilada...

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG