Na quinta-feira da 4ª semana do Tempo da quaresma, ouvimos a passagem do Livro do Êxodo (Ex 32,7-14), e contemplamos a face misericordiosa de Deus, que Se revela num Amor infinito e incondicional pela humanidade.
A passagem retrata um momento fundamental na História do Povo de Deus: Moisés está no Monte Sinai, e lá Deus Se manifesta com Ele dialoga, mais ainda, ora e intercede pelo povo que, infringindo os termos da Aliança, faz um bezerro de ouro para ser adorado.
Retrata, portanto, o necessário compromisso de amor e comunhão de Israel com Deus, sem o que cairá em nova escravidão, da qual Javé os libertou, de modo que, sem fidelidade e adoração a Javé não há vida, liberdade e felicidade.
Ressalta-se a intercessão de Moisés e a ação misericordiosa de Deus, que se expressa em ternura e bondade.
O Amor infinito de Deus pelo Seu Povo sempre fala mais alto que Sua vontade de castigar, por causa dos desvios e infidelidades cometidas.
A atitude de Moisés é questionadora: face à indignação de Deus, intercede pelo Povo e não deixa que a ambição pessoal se sobreponha ao interesse do Povo – “deixa que a minha indignação se inflame contra eles e os destrua; de ti farei uma grande nação”. Moisés não aceitou a proposta, mas intercede em favor do povo. Moisés nada pede para si e questiona a tantos que sacrificam tudo pelo status, poder e acúmulo de bens...
Reflitamos:
- Quais são as infidelidades que cometemos contra Deus?
- Como corresponder melhor ao infinito e incondicional Amor de Deus por nós?
- Quais lições temos a aprender com Moisés nesta passagem bíblica?
Concluindo, vivendo a Quaresma, como seguidores de Jesus, que se põem a caminho com Ele, façamos uma caminhada de penitência e conversão, sentindo-nos acolhidos pelo Amor de Deus, que espera nossa resposta de amor.
Entremos na alegria de Deus, revelada a nós por Jesus, acolhendo e nos deixando conduzir pela ação do Espírito Santo.
Redimidos pelo Amor Trinitário, preenchidos deste amor, seremos dele comunicadores, transbordando o mesmo amor para com o outro, na alegria do perdão dado e recebido.
Renovemos nossa fé e fidelidade em Jesus Cristo, que nos revelou a face de um Deus que é amor e misericórdia
Nenhum comentário:
Postar um comentário