quinta-feira, 4 de abril de 2024

A missão da comunidade Pascal

                                                                   

A missão da comunidade Pascal 

Na quinta-feira da oitava da Páscoa, ouvimos a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 24,35-48), e refletimos sobre a dinâmica da Vida Nova que brota da experiência da Ressurreição na vida dos discípulos, e o testemunho de que Ele está Vivo. 

Jesus Ressuscitado é o centro da comunidade reunida; sempre presente no caminho e na missão do discípulo, e é necessário coragem para testemunhar e anunciar a Palavra do Ressuscitado. 

Como vemos na passagem, os discípulos, na escuta da Palavra e na partilha do Pão, sentem e reconhecem a presença do Ressuscitado. 

Somente no amor e na fraternidade a comunidade é capaz de enxergar e tornar visível a presença do Ressuscitado. 

Deste modo, a Ressurreição é a prova de que Deus dá razão a Jesus e que Seu Amor é mais forte que a morte. 

Crer na Ressurreição é a grande força que move a ação da comunidade, pois ela é, na exata medida, a vitória do Projeto de Jesus. 

A Ressurreição é um fato real, mas não pode ser provado cientificamente. A comunidade teve que percorrer um longo e difícil caminho para o reconhecimento da presença de Jesus Vivo e Ressuscitado. Foi inevitável a dúvida, a incerteza, o medo, a fragilidade... até que pudesse passar da incredulidade à fé. 

Alegremo-nos, pois somente a presença do Ressuscitado traz a verdadeira paz, e nos comunica o “shalom”: harmonia, serenidade, confiança, a vida plena. 

A comunidade crê n’Aquele que foi rebaixado pelos injustos, desceu à mansão dos mortos, foi reerguido por Deus, mostrado glorioso aos que n’Ele acreditaram.

Com isto, a comunidade deve crescer no amor mútuo, na fraternidade, tornando visível a presença do Ressuscitado.

Na  intimidade Eucarística, Ele nos dirige Sua Palavra e nos dá o Seu Corpo e Sangue: Verdadeira Comida e Verdadeira Bebida.

A ação do discípulo é a continuidade da missão do próprio Jesus. Ele continua a obra redentora do Salvador, d’Aquele que foi morto e Ressuscitado. 

Reflitamos: 

- Qual é o caminho para a descoberta e encontro com o Ressuscitado?

- Temos sentido a presença do Ressuscitado através da Palavra Proclamada, ouvida, acolhida e vivida? 

- Jesus Ressuscitado tem centralidade em nossa comunidade?

Observando os Mandamentos divinosDeus Se torna uma Verdade em nós. Portanto, amemos a Deus e acreditemos no Filho amado! Escutemo-Lo, pois Ele venceu o mundo! A vida venceu a morte. 

Amém. Aleluia! Aleluia!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG