quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Irradiemos, em todo o lugar, a luz do Senhor

 


Irradiemos, em todo o lugar, a luz do Senhor
 
Reflexão à luz da passagem da Carta de Paulo aos Efésios (Ef 5,8-14).
 
Ressaltamos de modo especial este versículo: “Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz” (Cf. Ef 5,8). 
 
Em outra passagem de suas cartas, insiste: “Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas.” (Cf. 1Ts 5,5).
 
Nisto consiste a missão do discípulo missionário: ser luz do Senhor, por Ele iluminado e d’Ele iluminante, em todos os tempos e âmbitos (família, comunidade, trabalho, cultura, lazer, meios de comunicação; lugares reais ou também nos espaços/mídias virtuais).
 
Quando permitimos que o Cristo ocupe o primeiro lugar em nossa vida, e O temos como o centro de nossa existência, a fé se torna prática e resplandecemos como astros no mundo, não para um exibicionismo estéril.
 
Tão somente viveremos para testemunhar a Palavra Divina, Palavra de vida, e assim, frutos eternos produziremos, alegria plena alcançaremos, como Ele mesmo nos prometeu.
 
Somos iluminados e nos tornamos iluminantes, e aquecidos pelo fogo do Espírito, que faz arder nosso coração para que o mundo seja mais terno, quando somos sobressaltados com a frieza diante da vida, com mortes absurdas e inadmissíveis, pela fome ou pela violência.
 
Não podemos permitir que a frieza congele a nossa sensibilidade, para que não nos curvemosdiante de sentimento de impotência ou indiferença; tão pouco podemos permitir que nos cegue os olhos e petrifique nosso coração.
 
Urge que sejamos iluminados e iluminantes, como um pincel de luz, comunicando raios de luz em todas as situações, em todas as horas, sobretudo nas mais difíceis e sombrias, como a morte de alguém que tanto amamos. 
 
Importa ser sempre a luz do Senhor, noite e dia, como também exortou Paulo em sua Carta aos Filipenses:
 
“Sede irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual deveis resplandecer como astros no mundo..."  (Fl 2,15).
 
Vivamos, portanto, a graça batismal, irradiando a luz batismal, e assim, como discípulos missionários do Senhor,  iluminados e iluminantes seremos.
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG