segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Renovemos a nossa fé

                                                       

Renovemos a nossa fé

Retomo um trecho da Carta do Diácono e Doutor da Igreja, Santo Efrém (Séc. IV), a um discípulo seu, em que faz uma belíssima profissão de fé:

“Cremos em um só Deus, o Pai todo-poderoso, e em seu Filho único, Jesus Cristo, nosso Senhor, por quem se fez o universo, e no Espírito Santo, ou seja, na Santíssima Trindade, que é a divindade integral.

Ele é Deus, Ele estava em Deus, Ele é a Luz que vem da Luz, Ele é o Senhor que vem do Senhor.

Ele foi gerado, não criado. Foi gerado como homem. Ele não é algo criado, é Deus.

Foi gerado pela Santíssima Virgem Maria, a mulher que trouxe a Deus em seu seio.

Ele assumiu a carne do homem para o nosso bem, (desceu) à terra, e elevou-Se dela.

Escolheu pregadores para Si, aos Santos Apóstolos, cujas vozes, de acordo com o que está escrito, ouvem-se em toda a terra.

Foi crucificado. Foi atravessado pela lança. Dali veio nossa salvação, Água e Sangue, a saber, o Batismo e o Sangue glorioso, pois aquele que não recebeu o Sangue não foi batizado” (1)

Exorta o discípulo a manter a fé, para que Deus esteja com ele, concedendo a salvação e libertação e a paz em todos os seus dias.

Dirigindo-se ao discípulo como filho querido no Senhor, proclama a Salvação que está no Senhor, pedindo que este recorde dele também no Senhor, a quem pertencem a glória e o poder, pelos séculos dos séculos.

Que também esta seja a nossa profissão de fé, que nos faz intrépidos na fé, renovados na esperança e inflamados na caridade.

(1) Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes – pp.473-474

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG