domingo, 17 de setembro de 2023

A graça de ser perdoado e perdoar (XXIVDTCA)



A graça de ser perdoado e perdoar


“Perdoai-nos, Senhor, os nossos pecados...”

Aprofundando sobre o perdão que devemos viver nas relações com nosso próximo, voltemo-nos para o parágrafo (n.2843) do Catecismo da Igreja Católica:

“Assim ganham vida as palavras do Senhor sobre o perdão, sobre este amor que ama até ao extremo do amor (Jo 13,1).

A parábola do servo desapiedado, que conclui o ensinamento do Senhor sobre a comunhão eclesial (Mt 18,23-35), termina com estas palavras: ‘Assim procederá convosco o meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão do fundo do coração’.

É aí, de fato, ‘no fundo do coração’, que tudo se ata e desata. Não está no nosso poder deixar de sentir e esquecer a ofensa; mas o coração que se entrega ao Espírito Santo muda a ferida em compaixão e purifica a memória, transformando a ofensa em intercessão”.

Oremos:

Senhor, Vós Sois o Deus de Amor e Verdade, que amamos e adoramos e queremos amar e servir vivendo a graça do Batismo.

“Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos tem ofendido” do fundo do coração, onde tudo se ata e se desata.

Como não está em nosso poder deixar de sentir ou esquecer a ofensa, libertai-nos de todas as amarras, ressentimentos, mágoas e dureza de coração, para que semelhante ao Coração Sagrado do Vosso Filho seja.

Entregamos nosso coração ao Vosso Espírito, para que toda ferida seja curada e transformada em compaixão; nossa memória é purificada de toda lembrança que nos consome e destrói; transformando cada ofensa recebida em contínua oração de intercessão.

“Meu Senhor e meu Deus, tirai-me tudo o que me afasta de Vós.
Meu Senhor e meu Deus, dai-me tudo o que me aproxima de Vós.
Meu Senhor e meu Deus, desprendei-me de mim mesmo, 
para doar-me por inteiro a Vós”. Amém. (1)

 (1) - São Nicolau de Flue

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG