sexta-feira, 5 de abril de 2024

Eis a nossa missão: ser uma Voz Viva de Deus

Eis a nossa missão: ser uma Voz Viva de Deus

“A quem Eu te enviar, irás” (Jr 1, 7b)

A ação evangelizadora é a principal razão de ser da nossa, e por isso Deus continua a chamar e a enviar pessoas para anunciar a Boa Notícia de Jesus a todos os povos. 

No Antigo Testamento, chamou a tantos para a missão profética, dentre os quais destacamos Jeremias, que teve o coração seduzido por Deus, e cumpriu com zelo e ardor indescritível a sua missão: “Mas Javé me disse: ‘Não digas: eu sou ainda criança!’ Porque a quem Eu te enviar, irás, e o que Eu te ordenar falarás. Não temas diante deles, porque Eu estou contigo para te salvar, oráculo de Javé” (Jr 1, 7-8).

Por meio de Jesus, também os discípulos foram chamados e feitos Apóstolos, enviados pelo mundo para anunciar a Boa Nova do Evangelho – “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15)

Hoje, Ele não apenas continua nos chamando e nos enviando em missão, mas nos assiste com Seu Espírito, para que sejamos alegres e convictos missionários do Verbo que Se fez carne habitou e fez Sua morada entre nós.

Além da comunicação pessoal e direta, na convivência e proximidade, na inserção dos dramas e alegrias, angústias e esperanças das pessoas, há outras formas da realização desta missão, através dos diversos meios de comunicação social, que podemos utilizar com sabedoria e discernimento, para levar ao mundo a mais bela Notícia!

É nossa missão fazer a comunicação dos raios da luz divina, luz da verdade, irradiando esperança de um mundo novo possível; sempre empenhados em oferecer um pouco de água cristalina para saciar a sede de justiça e liberdade, bem como um bom pedaço de pão para saciar a fome de amor e fraternidade.

Atentos sempre à voz do Espírito Santo, proclamemos a Boa Notícia, para que nossa fé seja incandescente, jamais morna, porque por Deus indesejável e repugnável. 

Somente assim nossa fé será uma janela aberta para o céu, na expressão da virtude divina da esperança, que se realiza na prática da maior de todas as virtudes, a caridade.

Que não nos omitamos e avancemos, com coragem, na missão e, como profetas, atentos à Palavra de Deus, também digamos: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir; Tu me tornaste forte demais para mim, Tu me dominaste” (Jr 20,7).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG