segunda-feira, 1 de abril de 2024

A Ressurreição de Jesus: O Mistério central da fé (parte I)


A Ressurreição de Jesus: O Mistério central da fé

Após a Consagração do Pão e do Vinho na Missa, quando o Padre diz –“Eis o Mistério da fé”, a Assembleia aclama com uma destas fórmulas:

- “Anunciamos, Senhor, a Vossa morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus!”;

- “Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa Morte, enquanto esperamos a Vossa vinda!”;

-  “Salvador do mundo, Salvai-nos, Vós que nos libertastes pela Cruz e Ressurreição”.

- Mas o que é a Ressurreição de Jesus para a fé cristã?
- Qual o conteúdo do que proclamamos piedosamente, em cada Celebração Eucarística?

Apresento algumas passagens do “Verbete Ressurreição”, que muito nos ajudará a aprofundar sobre esta verdade fundante de nossa fé, pois, se Cristo não Ressuscitou, vazia e ilusória é a nossa fé e pregação, como disse o Apóstolo Paulo (1 Cor 15, 1-34), e ainda: “Com efeito, nós cremos que Jesus morreu e Ressuscitou” (1 Ts 4,14).

Para o Apóstolo, a Ressurreição é a pedra angular do Mistério de Cristo, o critério absoluto da verdade do Evangelho que anunciou; é de fato, o Mistério central do anúncio cristão: desde o início é o fundamento da fé e o conteúdo essencial da pregação.

Em várias passagens, ele nos fala da aparição do Ressuscitado: Atos 16,9; 18, 9; 22. 17s): Cefas (Pedro – chefe dos Apóstolos), os Doze, mais de quinhentos irmãos; Tiago, chamado “O Menor” todos os Apóstolos e a ele próprio no caminho de Damasco.

A fé na Ressurreição é “o fio dourado da esperança que reuniu na fé os vinte séculos de cristianismo...

A Ressurreição foi a batalha decisiva de uma guerra já vencida, mas que ainda não terminou. Mesmo se na história as hostilidades ainda continuam e nem todos reconheceram a importância definitiva dessa batalha, ela já significa a vitória” (1)

De fato, a Ressurreição consiste no “coroamento da história e a confirmação de que a salvação do homem não é uma utopia, mas uma realidade.

Como vitória decisiva sobre o mal e sobre todos os limites humanos e como premissa e primícias da nossa Ressurreição, ela dá um impulso decisivo ao compromisso do cristianismo no mundo e à sua esperança no futuro” (2)

A Ressurreição de Jesus é o Mistério central de nossa fé. Desde os primeiros dias da Morte de Jesus, foi a Verdade que fez os discípulos recobrarem as forças, porque sentiram a Sua presença vitoriosa.

Também nós a sentimos, de modo especialíssimo, em cada Ceia Eucarística que celebramos, quando muito mais do que repetir, proclamamos e cremos:

“Anunciamos Senhor a Vossa Morte e proclamamos a Vossa Ressurreição. Vinde Senhor Jesus!”

(1) (2) Dicionário de Homilética – Verbete Ressurreição – p. 1489. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG