quarta-feira, 17 de julho de 2024

“Livrai-nos, Senhor, do delírio de onipotência”

                                                  


“Livrai-nos, Senhor, do delírio de onipotência”

Ultrapassar os limites da condição humana é a grande tentação que vem desde o Éden, o grande pecado de nossos pais, que herdamos e que, como possibilidade, todos também o temos.

Quantas vezes se coloca de lado o Projeto d’Aquele que nos criou, para se seguir os próprios caprichos e astúcias, dando ouvido e asas aos desejos nem sempre pronunciáveis e desejáveis.

Quantas vezes a ilusão toma conta de nosso coração, com pretensa promessa de realização pessoal e solidificação da felicidade plena.

Quantas vezes o delírio de onipotência cega a humanidade, fazendo suas vítimas (holocaustos, promoção da miséria, guerras, discriminações, exclusões), vilipendiando a dignidade e sacralidade da existência humana.

Delírio de onipotência!

Crudelíssimo delírio que nos afasta da Verdadeira Onipotência: Deus. Afastamento que traz consigo consequências nefastas, e mais que indesejáveis, numa palavra: deploráveis.

Deste modo, nos perguntamos: quem melhor do que Maria, que lutou corajosamente contra a serpente e o mal, para nos ensinar a tornar a desejada libertação um fato em nossa vida?

Maria também travou uma luta interior contra o mal. Teve de ultrapassar as mesmas dificuldades e tentações na realização do plano de Salvação de Deus para a humanidade. 

Deste modo, foi concebida sem a mancha do pecado, da desobediência, da infidelidade, a Imaculada Conceição.

Maria tão humana, inteiramente sim para Deus.
Maria tão humana, inteiramente para a vontade divina.

Que nossa devoção consista em imitá-la em tamanha fidelidade, somente assim, estaremos libertos do terrível delírio de onipotência e de suas marcas de pecado. 

Com o Nascimento do Redentor, visibilizou-se e visibiliza a Onipotência da Misericórdia Divina.

Quanto mais nos abrirmos para a Divina Onipotência, mais libertos seremos do desejo de onipotência, que, paradoxalmente, nos fragiliza. 

Oremos:

Livrai-nos, Senhor, do delírio de onipotência, que nos cega, nos faz prisioneiros de nós mesmos, de nossos interesses, desejos, cobiça, presunção, petulância.

Livrai-nos, Senhor, do delírio de onipotência, que rompe os laços sagrados da fraternidade.

Livrai-nos, Senhor, do delírio de onipotência, que nos afasta de Vós, que Se faz e quer fazer-Se tão próximo e íntimo a nós.

Livrai-nos, Senhor, de todo delírio de onipotência; Vos pedimos com o coração contrito e confiante em Vossa misericórdia. Amém.


PS: Is 10,5-7.13-16; Sl 137,6

Dez compromissos ao usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo

 




Dez compromissos ao usar o escapulário de Nossa Senhora do Carmo

1 - É preciso colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e buscar sempre realizar a vontade d’Ele - amá-Lo sobre todas as coisas;

2 - Escutar a Palavra de Deus na Bíblia multiplicando momentos de oração, sobretudo através da Leitura Orante;

3 - Colocar em prática a Palavra de Deus na vida;

4 -  Aprofundar a comunhão com Deus por meio da oração, que é um diálogo íntimo que temos com Aquele que tanto nos ama;

5 - Viver a compaixão e proximidade com o próximo, sobretudo os que mais sofrem. solidarizando-se com ele em suas necessidades, procurando juntos a superação;

6 - Participar, com frequência, dos sacramentos da Igreja, da Eucaristia e da confissão, para poder aprofundar o mistério de Cristo em sua vida.

7 - Viver uma autêntica devoção à Nossa Senhora, superando um estéreo Devocionismo;

8 - Esforço em colocar em prática as virtudes e ensinamentos de Nossa Senhora;

9 - Como peregrino da esperança, contar com a presença de Nossa Senhora em todos os momentos;

10 - Não reduzir seu uso a simples modismo e tão pouco usá-lo como adorno/enfeite.

Oremos:

“Ó Senhora do Carmo, revestido de vosso escapulário, eu vos peço que ele seja para mim sinal de vossa maternal proteção, em todas as necessidades, nos perigos e nas aflições da vida. Acompanhai-me com vossa intercessão, para que eu possa crescer na Fé, Esperança e Caridade, seguindo a Jesus e praticando Sua Palavra. Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus, e assim, alcançar a vida eterna. Amém.” (1)

 

(1) Católico Orante

“Eu Te louvo, ó Pai...”

                                

                                        “Eu Te louvo, ó Pai...”

Na quarta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum, ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 11,25-27).

A Liturgia nos apresenta, como mensagem, um Deus que Se revela na simplicidade, humildade, pobreza e pequenez, que veio ao encontro da humanidade na pessoa de Jesus Cristo, anunciado pelos Profetas e esperado pelo Povo de Deus.

Paradoxalmente, Deus não Se revela no orgulho e na prepotência, como vemos no Livro do Profeta Zacarias (Zc 9,9-10):  vem como um Rei pobre, com humildade e simplicidade.

A passagem encontra-se no “Deutero-Zacarias”, a segunda parte do Livro, também conhecida como “Segundo Zacarias”, e retrata o período pós-exílio, e anuncia a intervenção e salvação de Deus, a glória futura da Salvação, com forte aceno messiânico: um Messias virá, será Rei, Pastor e o Servo do Senhor.

Um Rei humilde e pacífico virá com força para destruir a guerra e seus instrumentos de morte, e este será o próprio Jesus. Repito: Deus sempre Se revela na humildade, pobreza e simplicidade: a fé cristã reconhece em Jesus a personagem profetizada por Zacarias (Mt 21,1-9).

Refletir esta passagem leva o Povo de Deus a perceber que em situações de desencanto, frustração e privação da liberdade, precisa redescobrir o Deus que vem ao seu encontro e restaura a esperança com uma nova lógica (desarmado, pacífico e humilde), em vez da lógica humana (força, guerra, morte, destruição).

É neste contexto que compreendemos o louvor de Jesus ao Pai: Jesus louva ao Pai pela Proposta de Salvação que Ele fez à humanidade, mas acolhida apenas pelos pobres e pequenos, que em sua pobreza e simplicidade, sempre disponíveis à novidade libertadora por Deus oferecida.

A Proposta de Jesus encontra acolhida entre os pobres e os marginalizados, os desiludidos com a religião oficial, que os discriminava e os oprimia, como jugo insuportável, porque pesado e desumanizante, pelas leis, entre outras coisas.

“É o que experimentamos em virtude do Batismo que faz de nós homens novos, porque infunde em nós o Espírito que é verdade, vida e força de Deus. É este o ‘jugo suave’ de que fala Jesus (Mt 11,29-30).

O jugo da lei colocado aos ombros dos homens, para submetê-los em vez de libertá-los, não é só aquele de que Jesus acusa os fariseus (os fardos – Mt 23,4), mas é também a proposta cristã quando, em vez de ser mensagem de libertação para quem anda oprimido e humilhado pelo peso do pecado e da morte, se transforma numa quantidade de preceitos e de normas que se devem respeitar perante um Deus juiz severo”. (1)

A passagem pode ser divida em três partes:

- O louvor a Deus por ter escondido o conhecimento aos pretensamente sábios e entendidos (vv. 25-26);
- A explicação do que foi escondido e a quem foi revelado (v. 27);
- O convite final: “Vinde a mim...”

Jesus oferece a libertação da escravidão da Lei, propondo a vida nova marcada pelo Mandamento do Amor a Deus e ao próximo. Somente um coração aberto a Deus e às Suas propostas pode garantir a vida em plenitude, assim como nos falou o Apóstolo Paulo – “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Com Jesus temos, portanto, uma reviravolta de valores, em que a força, poder e riqueza cedem lugar para a vida marcada pela simplicidade, doação, humildade, partilha.

É preciso rever nossos julgamentos e comportamentos, ou seja, é preciso que sejamos pobres, simples, humildes, colocando nossa fragilidade nas mãos de Deus, contando com Sua Palavra e força que nos vem do Espírito.

Assim, viveremos na planície do quotidiano o Sermão da Montanha que Jesus proclamou: “Bem-aventurados os pobres em espírito porque deles é o Reino dos céus...” (Mt 5,1-12).

Vivendo assim, estaremos dentro da lógica de Deus que oferece Salvação a todos. Que sejamos pobres em espírito para acolher esta Proposta, renovando concretos compromissos de solidariedade e amor para com os pequeninos, os preferidos de Deus:

“... o verdadeiro conhecimento do Pai, do Deus que é Amor, não pode acontecer senão mediante Jesus, ‘o Caminho’ que nos leva ao Pai”. (2)

Revendo nossas opções, viveremos a opção de Deus pelos pobres, humildes e oprimidos, tornando evidente que a Palavra da salvação é um insistente convite para que percorramos o caminho da humildade verdadeira, do Messias crucificado, ainda hoje “escândalo e loucura” para muitos, como falou o Apóstolo Paulo (1 Cor 1,23).

Oremos:

“Ó Deus, que Vos revelais aos pequeninos e concedeis aos mansos a herança do vosso Reino, tornai-nos pobres, livres e felizes, à imitação de Cristo, Vosso Filho, para levarmos com Ele o suave jugo da Cruz e anunciarmos aos homens a alegria que vem de Vós”. Amém. (3).

(1) (2) Lecionário Comentado – p.660.
(3) Idem p.661.

PS: Reflexão contempla a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 11,25-30).

O amor de Deus pelos pequeninos, humildes e simples

                                                   

O amor de Deus pelos pequeninos, humildes e simples

A Liturgia da Missa da quarta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum nos apresenta a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 11,25-27), em que Jesus louva o Pai por ter ocultado o Mistério da Salvação aos sábios e entendidos, e o ter revelado aos pequeninos.

De fato, Jesus é o revelador do Pai, pois conhece tudo do Pai e recebeu a missão de manifestá-Lo a todos os homens e mulheres.

Os pobres, os pequeninos, os humildes correm a Ele e alcançam a fé. Esta adesão de fé é, necessariamente, adesão à Sua Igreja, que será para o mundo sinal de Salvação, numa total confiança, entrega e disponibilidade, na alegria da missão que se inaugura no dia de nosso Batismo.

O mundo precisa de “pequeninos”, que humildemente revelem a grandeza e a Onipotência Divina, com as limitações próprias que nos marcam.

Glorifiquemos a Deus que escolheu os fracos para confundir os fortes. O Projeto de Deus é diferente dos projetos humanos, porque infinitamente melhor.

Celebremos a Eucaristia prolongando, com gestos e compromissos, suscitando nos lábios do Senhor, louvores incontáveis.

Como Jesus, louvamos e glorificamos em ver milhões de pessoas sedentas e abertas à revelação de Deus e à Sua Sabedoria, como uma grande Sarça Ardente que nos inflama e nos impulsiona em missão.

Não estamos sós. E como tão bem afirmou o Bispo Santo Agostinho (séc V), em seu Comentário do Salmo (Sl 85,1);

“Deste modo, o único Salvador de Seu corpo, 
nosso Senhor Jesus Cristo, 
é o mesmo que ora por nós,
ora em nós 
e recebe a nossa Oração.

Ele ora por nós como nosso Sacerdote;
 ora em nós como nossa cabeça 
e recebe nossa Oração como nosso Deus.
Reconheçamos n’Ele a nossa voz, 
e em nós a Sua voz” 

Oremos:

Ó Deus, ajudai-nos, para que sejamos pequeninos diante de Vós, vivendo com humildade e simplicidade.

Dai-nos a graça de possuir um coração puro para sentir a Vossa presença e, um dia, contemplar a Vossa face.

Ajudai-nos, ó Deus, para que nossas palavras e gestos revelem a Vossa ação e presença em nós, no amor e solidariedade para com o nosso próximo, com a força, luz e Sabedoria do Espírito Santo. Amém.

Em poucas palavras...

 


Inflamados pelo Fogo do Espírito

 

Oremos: 

Senhor, que o Fogo do Espírito nos inflame, para correspondermos melhor ao Projeto Divino. 

Com a Sabedoria a nós comunicada, seja nossa alma inflamada, e acompanhados pela Vossa presença e envolvidos pela Vossa infinita misericórdia, bondade e ternura. 

Como peregrinos da esperança, com a Sabedoria do Espírito, contemplemos os insondáveis Mistérios Divinos que dão um novo e salutar sentido à nossa vida. Amém.

 

Espírito Santo de Deus: Seus nomes, Sua ação, nossa divinização!

                                                      

Espírito Santo de Deus: Seus nomes, Sua ação, nossa divinização! 

Sejamos iluminados pelo Tratado escrito pelo Bispo Basílio Magno (séc. IV), sobre a ação do Espírito Santo: 

“Qual é o homem que, ao ouvir os nomes com os quais é designado o Espírito Santo, não eleva o seu ânimo e o seu pensamento para a natureza divina? 

É chamado Espírito de Deus. Espírito da verdade que procede do Pai, Espírito de retidão, Espírito principal, e como nome próprio e peculiar, Espírito Santo. 

Volta-se para Ele o olhar de todos os que buscam a santificação; para Ele tende a aspiração de todos os que vivem segundo a virtude; é o Seu sopro que os revigora e reanima para atingirem o fim natural e próprio para que foram feitos. 

Ele é fonte da santidade e luz da inteligência; é Ele que dá de Si mesmo, certa iluminação à nossa razão natural para que encontre a verdade. Inacessível por Sua natureza, torna-Se acessível por Sua bondade. 

Enche tudo com o Seu poder, mas comunica-Se apenas aos que são dignos; não a todos na mesma medida, mas distribuindo os Seus dons em proporção da fé. 

Simples na essência, múltiplo nas manifestações do Seu poder, está presente por inteiro em cada um, sem deixar de estar todo em todo lugar. 

Reparte-Se e não sofre diminuição. Todos d’Ele participam e permanece íntegro, à semelhança dos raios do sol que fazem sentir a cada um a Sua luz benéfica como se fosse para ele só e, contudo iluminam a terra e o mar e se difundem pelo espaço. 

Assim é também o Espírito Santo: está presente em cada um dos que são capazes de recebê-Lo, como se estivesse nele só e, não obstante, dá a todos a totalidade da graça de que necessitam. 

Os que participam do Espírito recebem os Seus dons na medida em que o permite a disposição de cada um, mas não na medida do poder do mesmo Espírito. 

Por Ele, os corações são elevados ao alto; os fracos são conduzidos pela mão, os que progridem na virtude chegam à perfeição. Ele ilumina os que foram purificados de toda a mancha e torna-os espirituais pela comunhão Consigo. 

E como os corpos límpidos e transparentes, sob a ação da luz, se tornam também extraordinariamente brilhantes e irradiam um novo fulgor, da mesma forma também as almas que recebem o Espírito e são por Ele iluminadas tornam-se espirituais e irradiam sobre os outros a graça que lhes foi dada. 

D’Ele procede a previsão do futuro, a inteligência dos Mistérios, a compreensão das coisas ocultas, a distribuição dos carismas, a participação na vida do céu, a companhia dos coros dos anjos. 

D'Ele nos vêm a alegria sem fim, a união constante e a semelhança com Deus; d’Ele procede, enfim o bem mais sublime que se pode desejar: o homem é divinizado”.  

O Bispo nos apresenta nos nomes que podemos dar ao Espírito Santo, Suas ações em nossa vida, assim como o bem mais precioso que o Ele nos concede, a nossa divinização. 

Oremos: 

Enviai, Senhor, Vosso suave sopro do Espírito para nos  acalentar, acalmar, consolar.                      

Enviai, Senhor, os raios fulgurantes e ardentes do Espírito para aquecer nosso coração e novas relações fraternas construir. 

Enviai, Senhor, a água cristalina do Teu Espírito, para saciar as sedes tantas que carregamos, e que, um dia, em Vós serão plenamente saciadas. 

Enviai, Senhor, aquilo que precisamos, pois nos conheceis e sabemos que mesmo antes de Vos pedir, já nos concedeis, porque sempre Vos antecipais ao nosso clamor. 

Vós que agis sempre nos surpreendendo, porque assim é o amor: Alegrai-vos ao surpreender, surpreendes porque ama. 

Vos glorificamos pela Vossa presença conduzindo a Igreja e a História, pois não há absolutamente nada bom sem o Santo Espírito. 

Enviai Vosso Espírito para rejuvenescer a Igreja renovando-a constantemente, conduzindo à perfeita união com o Esposo, pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: “Vem”. Amém.

terça-feira, 16 de julho de 2024

Contemplo a ação da Divina Providência

Contemplo a ação da Divina Providência

Contemplo a ação da Divina Providência ao celebrar a Missa na Festa em louvor a Nossa Senhora do Carmo (16 de julho), a partir da Palavra proclamada.

Contemplo a ação da Divina Providência no Monte Carmelo, cantado na Bíblia por sua beleza, e onde Elias defendeu a pureza da fé no Deus vivo. 

Contemplo a ação da Divina naqueles que renovam e fortalecem a fé, a fim de que façamos novos discípulos missionários para o Senhor, como Ele próprio nos diz: “
Ide e fazei discípulos entre as nações!” (Mt 28, 19).

Contemplo Maria, que nos acolhe como filhos, e quer que não sejamos tão apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra do seu Filho.

Contemplo a ação da Divina Providência que nos reúne como única família de Jesus, porque para nela pertencermos foi, é e sempre será preciso nos aproximarmos e nos deixarmos envolver por Sua Palavra, para fazermos a experiência: “o que é loucura no mundo, Deus escolheu para confundir o que é forte” (1 Cor 1, 27).

Contemplo a ação da Divina Providência que nos faz uma família muito maior que possamos conceber, porque não mais constituída pelos laços de sangue, mas pelos laços da fé, da fidelidade e da prática da Palavra do Senhor, quando vivemos os Seus Mandamentos, sobretudo o Mandamento do Amor a Deus e ao próximo, que se fundem num só.

Contemplo a ação da Divina Providência celebrando a Festa de Nossa Senhora do Carmo, que nos remete à devoção do “Escapulário”, como promessa da Salvação, numa sincera e frutuosa devoção a Maria, e um amor incondicional à Eucaristia.

Finalmente, contemplo a ação da Divina Providência, vendo Maria como modelo puríssimo de vida religiosa e de fé, pois não apenas acreditou na Palavra do Senhor, mas em todo momento, e em todas as circunstâncias, por Ela viveu e deixou-se conduzir. 

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4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG