Sagrados compromissos que brotam da fé
Reflexão à luz da passagem do Livro de Tiago (Tg 5,9-12).
Tiago é um sábio judeu-cristão, que repensa, de maneira muito original, as máximas da sabedoria judaica, vividas plenamente nas Palavras e ação do Senhor.
Com os profetas, e também com o Apóstolo São Tiago, no Novo Testamento, vemos que a alegria de Deus não nos dispensa de compromissos, empenhos, embates, passos largos a serem dados em busca de horizontes inéditos, como que reconstruindo o paraíso que foi manchado pelo pecado.
Ele exorta a comunidade a não desistir da espera do Senhor que vem, cultivando a paciência e a confiança, e é preocupado com o abuso da sobreposição da fé às obras, bem como o abuso dos ricos sobre os pobres.
A esperança deve iluminar o coração de todos na comunidade, pois a libertação está para chegar, mas a confiança no Senhor não nos permite o cruzar dos braços.
Esta esperança, acompanhada da paciência e confiança, é que dá coragem na luta, no bom combate da fé, em sua perfeita tradução em obras.
Esperar com confiança, mas sem revolta. Empenhar-se prontamente para o Projeto Libertador de Deus, num frutuoso e autentico apostolado.
Exorta à perseverança, à união e a não perda dos valores cristãos, apresentando para isto a proposta de uma autêntica vida cristã.
Deste modo, o olhar de fé deve ser renovado quotidianamente em cada Banquete da Eucaristia celebrado, a fim de que a alegria e a esperança invadam nosso coração.
Assim vivendo, jamais perderemos os valores cristãos autênticos, até que ocorra a intervenção final de Deus na história.
Vivendo a fé, reconstruímos o paraíso, não como saudade estéril, mas como esperança e confiança frutuosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário