terça-feira, 28 de novembro de 2023

Alegres discípulos missionários do Senhor

                                                         

Alegres discípulos missionários do Senhor

Na terça-feira a sexta-feira da 34ª Semana do Tempo Comum, ouvimos passagens do Evangelho (Lc 21,5-11), em que Jesus nos fala das provações e perseguições que os discípulos haveriam de enfrentar, quando de Sua partida, até à Sua gloriosa volta. 

Apresentamos algumas atitudes que devem marcar a vida do discípulo missionário do Senhor:

1 - Lutar quotidianamente pelos valores que a fé nos ensina, que se contrapõem aos valores que o mundo nos apresenta, por isto pode ser perseguido, odiado e muitas vezes acompanhado da morte.

2 - Acreditar e desejar ardentemente a vida eterna que traz o imperativo do assumir o Projeto de Deus e os valores do Reino dos céus e lutar constantemente por eles.

3 - Não temer a perseguição, desafiando até mesmo a morte, porque sabe que nada o separará da vida, e, tão somente na fidelidade ao Senhor, tem vida plena e abundante e a eternidade como assegurada recompensa.

4 - Experimentar a verdadeira libertação, que é fruto de dois elementos importantes: o compromisso pessoal e comunitário com o Reino de Deus e com a comunidade à qual pertence; e a confiança inabalável da presença atuante de Deus na sua vida e na história da humanidade.

5 - Lutar constantemente pela transformação da realidade na qual está inserido, tendo como critério e luminares os valores do Evangelho.

6 - Construir um processo histórico verdadeiramente libertador, assumindo compromisso social e comunitário com o Reino de Deus.

7 - Não colocar na realidade material (bens que passam) o sentido final da vida e a causa da felicidade, pois o mundo material é transitório e só encontra o seu verdadeiro sentido enquanto é relacionado com o definitivo (bens que não passam).

8 - Discernir quais são os valores eternos que garantem a verdadeira alegria e a plena realização dos valores transitórios (mutáveis) que dão felicidade, mas não para sempre.

9 - Reconhecer os sinais dos tempos na ótica da fé, atentos aos apelos do Reino de Deus, assim como descobrem a presença de Jesus na própria história e de todos.

10 - Ter a Palavra de Jesus como critério fundamental e indispensável não somente para a interpretação dos acontecimentos, mas para uma intervenção nestes, a fim de que a realidade corresponda aos desígnios divinos.

11 - Embora viva numa realidade marcada por preocupações constantes, não deixar que estas sejam o centro da própria vida, ao contrário, a centralidade de Jesus na vida, nas escolhas, na orientação dos pensamentos é força salutar para a superação de quaisquer dificuldades e não se deixar sucumbir diante das preocupações e angústias do quotidiano.

12 - Criar momentos de encontro com Deus e o fortalecimento da comunhão e amizade com Ele, dedicando tempo à oração, de modo especial através da Leitura Orante, deixando-se interpelar pela Palavra Divina, dela se alimentando e a vida iluminando.

13 - Jamais se fechar no próprio mundo e tão pouco deixar-se escravizar por absolutamente nada que lhe roube a sobriedade, a felicidade verdadeira e a paz.

14 - Aberto ao sopro do Espírito, permanecer firme para ter vida plena agora e na passagem pela morte inevitável, um dia a eternidade.

15 - Peregrino longe do Senhor com Ele tão perto, sentir Sua divina presença na Ceia do Senhor, ativa, consciente e piedosamente celebrada para uma vida fecunda de amor, partilha, doação, entrega de si mesmo em favor da Boa Notícia do Reino.

16 - Não viver à margem da vida, com suas alegrias e tristezas, angústias e esperanças. Sendo assim, sua inserção e a participação na vida das pessoas e das famílias, é fundamental, pois assim fez Jesus, assim também tem que fazer os Seus discípulos, como insistiu o Concílio Vaticano II, sobretudo no parágrafo n.1 da “Gaudium et Spes”.

17 - Discernir sempre para pautar a sua vida na “sabedoria de Deus” e não na “sabedoria do mundo.

18 - Ser sinal e instrumento de um Amor exigente, porque se funda e se nutre no Amor Trinitário, que se expressa na misericórdia, com feições de amor, testemunhado em gestos incontáveis de caridade.

19 - Embarcar numa aventura de amor que dá sentido à vida, o que nos torna cúmplices e instrumentos nas mãos de Deus, para que construamos um mundo novo, de homens e mulheres livres e felizes.

20 - Revelar, com gestos e palavras, a misericórdia divina, sobretudo na prática das obras de misericórdia corporais e espirituais, porque encontrou Jesus e O encontrando, viu n’Ele o rosto radiante da misericórdia.

Concluindo: o discípulo missionário do Senhor comendo do Pão da Eucaristia, bebendo do Cálice do Senhor, refaz suas forças, levanta e caminha até que possa alcançar a graça da participação do Banquete Eterno.

Por ora é preciso perseverar na fé, nutrir a esperança e multiplicar os sinais do Amor de Deus no mundo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG