domingo, 11 de agosto de 2024

“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!” (XIXDTCA)


“Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

No 19º Domingo do Tempo Comum (ano A), ouvimos a passagem do Evangelho de Mateus (Mt 14,22-33).

Sejamos enriquecidos por uma parte do Sermão do Bispo e Doutor da Igreja, Santo Agostinho (séc. V.):

“Considerai o mundo como se fosse o mar: vento fortíssimo, tempestade violenta. Para cada um de nós, suas paixões são sua tempestade.

Amas a Deus: andas sobre o mar, sob os teus pés ruge a agitação do mundo. Amas ao mundo: ele te engolirá. Ele sabe devorar, não suportar os seus adoradores.

Porém, quando o sopro da concupiscência agita teu coração, para vencer tua sensualidade, invoca Sua divindade. E se teu pé vacila, se hesitas, se existe algo que não consegues superar, se começas a te afundar, diz: ‘Senhor, salve-me, porque estou afundando!’ Porque só te livra da morte da carne, Aquele que na carne morreu por ti”.

Estamos na mesma barca, e enfrentando os mesmos ventos das dificuldades e provações.

Também enfrentamos outros ventos no dia a dia, e como precisamos da presença do Senhor, de Suas mãos estendidas a nós, com suas palavras que nos dão coragem e segurança: “Coragem! Sou Eu. Não tenhais medo” (Mt 14,27).

Sintamos a presença do Senhor conosco, e continuemos empenhados nesta desafiadora travessia, sempre em Seu Barco, a Igreja, e com certeza, venceremos as provações e ventos contrários.

Façamos nossas as palavras dos discípulos, prostrados diante do Senhor, dizendo: “Verdadeiramente, Tu és o Filho de Deus” (Mt 14,33).


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG