Dom Luiz: 50 anos de vida Sacerdotal
Uma história de amor e alegria em servir
A Diocese de Guarulhos-SP, celebrava em junho de 2009, o Jubileu Sacerdotal de Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, hoje na glória da eternidade.
Em nome do Conselho de Presbíteros e da Igreja de Guarulhos, elevamos a Deus, boníssimo e providente, Orações de súplicas, louvores e ação de graças pelo seu Jubileu.
Ação de Graças a Deus por ter dado a Sua Igreja um Presbítero, que no Batismo recebeu o nome de Luiz Gonzaga, para com amor e alegria servir ao povo de Deus.
Mais tarde com a Ordenação Episcopal, como Apóstolo, foi chamado e enviado por Deus para perenizar a Obra dos Apóstolos que Jesus iniciou, com a unção e o sopro do Espírito.
Ação de Graças pelo seu ministério, sendo a maior parte dele dedicado à Diocese de São João da Boa Vista – SP, e quase vinte frutuosos anos à nossa Diocese. Lá como zeloso e dedicado Sacerdote, aqui como Bispo e Pastor.
Louvores a Deus pelo seu incontestável amor pela Eucaristia, carinho e apreço pelo Seminário, a fim de que as comunidades tenham dignos e bons pastores.
Louvores a Deus também pelo seu esforço de inserção na dura realidade da Cidade de Guarulhos, desde sua chegada, procurando respostas aos incontáveis desafios e interpelações do rebanho, por Deus e pela Igreja confiados.
Louvores pela sua presença em nosso meio que, para além de todos os limites que carregamos, deixa transparecer a presença do Bom Pastor.
Louvores pelo incansável e ardoroso pastoreio motivado pelo seu Lema Episcopal. Ressoam aqui as palavras do Bispo Santo Agostinho:
“A fraqueza da criatura cede o poder do Criador e a vaidade dos afetos egoístas dissolve-se diante do amor universal”, enquanto João Batista do fundo da nossa angústia nos grita a misericórdia de Jesus Cristo: "É necessário que Ele cresça e eu diminua" (Jo 3,30).
Evangelizar é mostrar Jesus, como João Batista: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo 1,29), e isto D. Luiz o faz com todo empenho, numa vida marcada pela simplicidade, despojamento e pobreza.
Louvores pelas tantas vezes que, falando e testemunhando com a vida, nos exorta a resplandecer a face de Jesus, sendo o amor de Jesus para o outro; coerência entre o que se diz, a fé que se professa e a vida que se vive. Ensina-nos que é preciso mergulhar sempre no coração de Jesus para tê-lo no coração.
Súplicas a Deus pela sua saúde. Somos testemunhas de tantas vezes, a cruz da enfermidade carregada, sem esmorecimento, lamentos, mas com muita confiança, coragem e serenidade.
Súplicas para que sua vida entregue e doada livremente por amor, seja por Deus abençoada e recompensada.
Súplicas para que seja sempre como barro nas mãos do oleiro, um vaso precioso de argila, com um coração plenificado com a água do Espírito Santo em incontáveis Eucaristias e continue transbordando sobre o rebanho carinho, alegria e amor.
Concluímos com estas palavras dirigidas a Dom Luiz:
“Se nossas palavras ainda portarem algum quê de pobreza, continue fazendo da Palavra de Deus sua mais bela e preciosa riqueza;
Se nossas palavras não forem pão que sacia e alegra o coração, continue se alimentando de Cristo, o mais belo e precioso Pão que, como Sacerdote, partiu, comungou e distribuiu com amor e dedicação ao longo destes cinquenta anos.
Amparado, amado, acompanhado pelo Imaculado Coração de Maria, Padroeira de nossa Diocese, graças e Bênçãos jamais faltarão, porque abundantemente serão derramadas".
P S: Celebramos em 13 de junho de 2013, a Páscoa de Dom Luiz, Bispo Emérito de Guarulhos, que tendo combatido o bom combate da fé, o Senhor lhe conceda a Coroa da Glória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário