domingo, 30 de junho de 2024

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

“Confirma a caridade para consolidar a unidade”

Reflitamos à luz deste parágrafo do Sermão sobre os pastores, escrito pelo Bispo Santo Agostinho (séc. V), em que retrata o diálogo de Jesus com Pedro, antes de lhe confiar o rebanho a ser apascentado, como vemos na passagem do Evangelho de João (Jo 21,15-17):

“Querendo, pois entregar as ovelhas, mas não como se confiasse a outro, que lhe diz antes? Pedro, tu me amas? Respondeu ele: Eu te amo. De novo: Tu me amas? E respondeu: Amo. Pela terceira vez: Tu me amas? E respondeu: Amo. Confirma a caridade para consolidar a unidade. É ele, portanto, que apascenta; Um só neles e eles no Único”.

Confirmar a caridade para consolidar a unidade, eis a missão de Pedro e seus sucessores, bem como de todo Bispo frente ao seu rebanho.

Rezemos para que todos os Bispos tenham êxito nesta missão, não medindo esforços, para que toda a Igreja a ele confiada faça progressos maiores ainda na prática do Mandamento do amor a Deus e ao próximo, edificando e solidificando a unidade, em comunhão plena e fecunda no Senhor.

Conduzamo-nos, como Igreja pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora para os anos 2019-2023 (Documento n.109 da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que orienta e firma nossos passos:

“EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Esta acolhida fecunda, iluminando nossas avaliações e planos de Pastoral, muito ajudará, para que confirmemos a caridade e consolidemos a unidade do rebanho, e com isto fortaleçamos os pilares da evangelização: pilar da Palavra, do Pão, da Caridade e da ação Missionária.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG