segunda-feira, 22 de julho de 2024

Senhor, que eu não seja...

                                                             

Senhor, que eu não seja...
 
Brincar com as palavras leva-nos à oração. Diante de Deus, também podemos nos colocar na atitude pura e sincera de quem gosta de brincar.
 
Parece estranho dizer que Deus gosta de brincar! Aliás, ter um coração de criança para entrar no Reino dos Céus, não seria redescobrir a alegria de brincar com seriedade e responsabilidade com a vida e com o próprio Autor da vida?
 
Brincar com Deus nós podemos, mas brincar de ser Deus, jamais! Quando brincamos de “ser Deus”, incorremos em atitudes que se voltam contra a própria humanidade, e consequentemente, a multiplicação dos deuses destrói a humanidade.
 
Deus é único, absoluto, soberano e quer Se relacionar conosco: amando, brincando, indo ao nosso encontro.
 
Quando nos perdemos, vai a nossa procura, quando nos enfraquecemos, nos fortalece.
 
Não creio em um Deus sisudo, triste e distante, fechado, mal-humorado. Deus é amor, e conosco Se relaciona no amor, portanto, só quem ama conhece a Deus. 
 
Para nós que professamos a fé no Ressuscitado, há alguns traços que não podem ter vestígio algum em nosso ser, a fim de que não desejemos ser deuses, porque isto subtrairia em nós a maravilha de sermos criados à imagem e semelhança de Deus (Gn 1).
 
 
Vejamos o que precisa ser mudado em cada um de nós.
 
Oremos:
 
Senhor, que eu não seja incolor, mas transpareçam em mim as cores da felicidade de viver e ser cristão, batizado; e que eu possa colorir o mundo com as cores do fogo do Teu Espírito que, insistentemente, pousa sobre mim.
 
Senhor que eu não seja inodoro, mas exale o odor do amor por toda a extensão da terra, com aqueles com quem convivo; e assim possa, a cada dia, exalar o odor de santidade, pois foi para isto que me criaste!           
 
Senhor, que eu não seja insosso, mas seja como o sal que dá sabor a vida; e tão somente assim terei gosto de amor, gosto de Deus, gosto da vida, e poderei dar gosto e não desgosto com quem eu convivo.
 
Senhor, que eu não seja impaciente diante dos Teus desígnios e Projetos.
Senhor, que eu não seja impenetrável a Tua entrada e morada.
Senhor, que eu não seja impermeável a Tua graça e luz.
Senhor, que eu não seja impiedoso diante dos pequenos e aflitos.
Senhor, que eu não seja implacável com aquele que me ofendeu.
Senhor, que eu não seja implicante com tudo e com todos, afável e leal.
 
Senhor, que eu não seja imponente, e afasta de mim toda arrogância e prepotência.
 
Senhor, que eu não seja imprestável quando o mundo pede minha colaboração. 
 
Senhor, que eu não seja imprudente para não ser surpreendido pela Tua eminente chegada.
 
Senhor, que eu não seja incapaz de compreender e aceitar os Teus Mistérios.
 
Senhor, que eu não seja incrédulo da Tua onipresença, onipotência, onisciência.
 
Senhor, que eu não seja indiferente aos clamores que a Ti sobem todos os dias.
 
Senhor, que eu não seja insípido, mas canal da vossa graça, para quem perdeu a alegria de viver.
 
Senhor, que eu não seja insuportável, e afaste de mim todo mau humor e amargura.
 
Senhor, que eu não seja insignificante, ou que não me sinta assim, sobretudo para ajudar as pessoas com quem convivo a perceberem seu valor, sua importância, que às vezes parecem estar obscurecidas.
 
Senhor, que eu não seja intolerante com aqueles que ainda não Te descobriram. 
 
Senhor, que eu não seja intragável para com quem me relaciono no dia a dia.
 
Senhor, que eu seja exatamente o que queres de mim!
Por isto invoco o Teu Espírito: Vinde Espírito Santo…
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG