domingo, 30 de junho de 2024

Pedro e Paulo, exemplos para o nosso discipulado

                                                       

Pedro e Paulo, exemplos para o nosso discipulado

Ao celebrar a Solenidade de São Pedro e São Paulo, sejamos iluminados por estas passagens bíblicas: At 25, 13-21; Jo 21, 15-19.

Reflitamos sobre sobre o amor, a fidelidade, a sabedoria e a paz!

Na terceira aparição do Ressuscitado, após a Pesca Milagrosa, em Jesus interroga Pedro por três vezes se ele O ama.

O diálogo de Jesus com Pedro lembra-nos as três vezes que Pedro negou o Senhor. E agora, três vezes afirma o seu amor…

A Misericórdia de Deus jamais deixa de acreditar em nós, apesar de nossas infidelidades, inconstâncias e condição pecadora. Apesar de sermos pecadores e porque somos pecadores, ama-nos para nos reconciliar, renovar, com possibilidade de uma nova vida, novo rumo, novos horizontes...

O Amor…
O amor é essencial e nada é possível quando falta o amor, Princípio e Fundamento da Missão Evangelizadora. Sem amor ao Senhor, amor incondicional, não levaremos adiante tão Divina Missão.

Muito mais do que multiplicação de palavras… Amar é tornar a vida intensa e bela com pequenos gestos, porque ainda que pequenos, por amor, tornam-se grandes!

Amor é entrega… É superação de limites, vivência da palavra dada, compromissos firmados – compromissos cumpridos, configuração ao Amado, de modo que já não é a pessoa que vive, mas é Cristo que nela vive…

O amor que Jesus exige do Apóstolo, implica numa atitude de absoluta fidelidade.

Fidelidade…
Ao Reino; ao Evangelho, à Doutrina. Testemunho, coerência; amadurecimento. A fidelidade pressupõe coragem, renúncias, despojamento, jamais retrocessos…

Sabedoria…
Paulo anunciando o Cristo Ressuscitado é preso, impedido de realizar sua Missão. Apela à sua condição romana para o julgamento, o que possibilitaria a continuidade da Evangelização, a abertura a outros povos…

Evangelizar exige confiança total no Senhor, mas não nos dispensa da ação com Sabedoria.

O Cristão precisa, em cada tempo, salvaguardar a dignidade e sacralidade da vida, da concepção ao seu declínio natural. Paulo, indiscutivelmente confia no Senhor, e age com Sabedoria fazendo valer seus direitos…

Pedro e Paulo deram com a palavra e a própria vida as suas respostas… Eis a nossa vez.

Paz...
Amando na Fidelidade e com Sabedoria o Discípulo Missionário de Jesus encontrará e fará acontecer a Paz tão almejada e necessária.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG