quinta-feira, 21 de março de 2024

O surpreendente Amor de Deus (VDTQB)

O surpreendente Amor de Deus (ano B)

Quaresma, um longo e rico Itinerário Espiritual (ano B), a toda Igreja, proposto a ser celebrado e vivido:

1.º Domingo – Começamos com Jesus a caminhada pelo deserto, para aprendermos com Ele a vencer as tentações de Satanás (ter, ser e poder);

2.º Domingo – Subimos com Jesus ao alto da montanha, para escutá-Lo, como Filho Amado de Deus, e imediatamente descer à planície no compromisso com a paz;

3.º Domingo – Com Jesus, fomos ao templo e participamos de Sua purificação, para que, como templos de Deus e membros do Seu Divino Templo, Seu corpo, vivamos uma religião pura e verdadeira e agradável a Deus;

4.º Domingo – Contemplamos a Aliança de Deus, rico em misericórdia, por meio de Seu Filho, que viveu o Mistério da Morte da Cruz levantada e nela, Ele também levantado para nos redimir de todo pecado.

Celebramos o chamado “Domingo Laetare”, em razão da alegria pela proximidade da Páscoa.

Embora ainda seja Quaresma, há o tom da Alegria Pascal anunciado, fazendo da vida uma constante passagem do desalento para a confiança, da angústia para o gozo, do abandono para o encontro, das trevas para a luz, da mentira para a verdade. Numa palavra, passagem da morte para a vida! 

5.º Domingo – refletiremos sobre a “Hora” de Jesus, em que Ele como grão de trigo haveria de morrer para produzir frutos de eternidade, e assim deve consistir a vida daquele que quiser segui-Lo.

Deus, que tanto nos ama, espera apenas uma coisa: que saibamos corresponder ao Seu Amor, para que alcancemos vida plena, alegria e a paz.

O surpreendente e incrível Amor de Deus vem sempre ao nosso encontro para nos resgatar, reconciliar e nos fazer novas criaturas com vida plena, eterna e feliz.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG