domingo, 26 de maio de 2024

Santíssima Trindade: Um Movimento intenso de Amor! (Santíssima Trindade)

                                                           

Santíssima Trindade:
Um Movimento intenso de Amor!

“O Espírito é este Movimento de Amor"
que cria o elo, a comunhão do Pai com o Filho.”

Celebrar a Festa da Santíssima Trindade não é decifrar um Mistério, mas contemplar um Deus que é Amor, família, comunidade. Deus criou a humanidade para comungar, participar, vivenciar intensamente este Mistério indizível de Amor.

Mais do que falar do Mistério de Amor da Santíssima Trindade é preciso que o vivamos integrados à família de Deus. 

Na passagem da primeira Leitura (Dt 4,32-34.39-40) refletimos sobre a revelação de Deus na história como único e verdadeiro Deus, a quem nada se compara. Isto se constata pelo indescritível Amor que manifestou pelo Seu Povo, comunicando-Se de mil formas, e de modo especial lhes falou ao coração.

Ainda mais: há um só Deus a ser adorado e o Povo de Deus pertence exclusivamente a Ele, e jamais poderá ser trocado pelos deuses babilônicos ou quaisquer outros deuses feito pelas mãos humanas.

Jamais a Deus podem ser atribuídas a indiferença, a impassibilidade e a distância da humanidade que criou. Ele ama e redime, oferecendo vida plena e definitiva.   Com Deus jamais ficaremos perdidos, afogados em nossas dúvidas, misérias e dramas, assustados e inquietos face ao rumo que a História toma.

Cabe ao Povo de Deus redescobrir a presença salvadora e amorosa de Deus, procurando estabelecer e fortalecer uma relação de amor, comunhão e familiaridade com Ele.

Jamais trilhar o caminho da servidão, mas o caminho da felicidade querida por Deus para Seu Povo.

Deus não desiste de nós e nos indica o caminho para a verdadeira vida, num Amor incansável, convidando-nos a viver Sua Lei, Seus Mandamentos.

A passagem da segunda Leitura (Rm 8,14-17), texto sereno e amadurecido, faz parte da Carta que pode ser entendida como a síntese da mensagem e pregação do Apóstolo Paulo.

Apresenta-nos a Salvação como Dom de Deus, e não uma conquista humana, mas que requer uma resposta de cada um de nós. Ser batizado consiste, portanto, em viver a vida no Espírito, como Homens novos, aderindo à proposta Salvadora de Deus.

A  vida no Espírito consiste numa relação de amor com Deus, escutando e acolhendo Sua Palavra, trilhando o caminho do amor, da doação e da entrega da vida na causa do Reino.

De outro lado, a vida na “carne” consistirá em viver em oposição a Deus, imerso no egoísmo, orgulho, autossuficiência e fechamento ao Projeto Salvador que Ele tem para a humanidade.

Pelo Batismo nos tornamos herdeiros de Deus e herdeiros com Cristo, o que nos assegura a vida plena e definitiva.

A passagem do Evangelho (Mt 28,16-20) nos fala do Envio que o Senhor faz à comunidade dos discípulos; revelando sua identidade missionária de ensinar e batizar em nome da Trindade com uma certeza que move, impulsiona, fortalece, ilumina, ou seja, a presença do Ressuscitado que conosco prometeu ficar até o fim dos tempos.

Crises e dificuldades sempre estarão presentes na vida da comunidade, da Igreja, mas haverá também a presença de alguém que a faz avançar: a Trindade Santa, que através de Sua ação e manifestação, ajudará a comunidade a crescer no amor indizível para tornar-se credível.

Como nos alegra fazer parte desta Família Trinitária, por isto podemos afirmar:

“Deus dedicou-Se a nós como Pai, viveu conosco e morreu por nós no Filho Jesus Cristo, e anima a nossa vida como Espírito Santo. Tudo isto, para nós crentes, aconteceu verdadeiramente e sentimos os seus efeitos quando rezamos, quando recebemos a Eucaristia, quando nos apercebemos de que o Espírito suscita em nós, fé, esperança e amor. Esta é a prova de que Deus é Trindade”.(1)

De fato, o Ser de Deus é o Amor no estado mais puro que possamos conceber, e por isto ainda em relação a nós, Deus não sabe fazer outra coisa a não ser nos amar e esperar uma resposta de amor.

Participar do Amor Trinitário é entrar neste movimento de reciprocidade, dom e acolhimento desse amor.

Deste modo, O Pai é a Fonte que Se dá eternamente e gratuitamente; O Filho é o Dom deste Amor do Pai, como Sua perfeita imagem; e O Espírito é o Movimento de Amor que cria o elo, a comunhão do Pai com o Filho.

Ser batizado é ser mergulhado, inserido neste Movimento de Amor, que uma vez descoberto e dele partícipe, impossível sair, exilar-se. Entrando neste Movimento de Amor Divino nos capacitamos para o amor ao próximo e a nós mesmos.

Concluindo, vemos que a Igreja tem na história a missão de divulgar o conhecimento da pessoa de Jesus, conduzindo todos os que aceitam a fé ao Encontro com Ele nos Sacramentos, participando ativamente na construção do Reino de Deus na força do Espírito Santo.

Oremos:

“Ó Deus Altíssimo, que nas águas do Batismo nos fizestes filhos no Vosso único Filho, escutai o grito do Espírito que em nós Vos chama Pai, e fazei que, obedecendo ao Mandamento do Salvador, nos tornemos anunciadores da Salvação oferecida a todos os povos. Por N.S.J.C. Amém!”.(2)


(1);(2): Citações extraídas do Lecionário Comentado – Tempo Comum - pp. 865 - Vol. I - (Ano B) 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG