quinta-feira, 2 de maio de 2024

A supremacia da caridade na fidelidade a Cristo Jesus!

                                                  

A supremacia da caridade na fidelidade a Cristo Jesus!

O Bem-aventurado Isaac, abade do mosteiro de Stella (Séc. XII), em um de seus Sermões nos exorta à prática da caridade, que é a essência de nossa vida cristã e nos configura com a fonte da Caridade: Jesus.

“Por que, irmãos, somos tão pouco solícitos em buscar ocasiões de salvação uns para os outros?

Tão pouco cuidadosos em mais ajudarmo-nos mutuamente onde a necessidade for maior em carregar os fardos dos irmãos?

O Apóstolo a isto nos exorta dizendo: Carregai os fardos uns dos outros e cumprireis assim a lei de Cristo; e em outro lugar: Suportando-vos reciprocamente na caridade. É esta, na verdade, a lei de Cristo.

Se há em meu irmão – seja por indigência seja por fraqueza corporal ou de educação – alguma coisa de incorrigível, por que não a suporto com paciência, e não a levo de bom grado?

Pois está escrito: Seus filhos serão levados aos ombros e consolados no regaço? Não será porque me falta aquela caridade que tudo sofre, que é paciente para suportar e benigna para amar?

Certamente esta é a lei de Cristo, D'Ele que assumiu verdadeiramente nossas enfermidades pela paixão e suportou nossas dores pela compaixão, amando os que carregava, carregando os que amava.

Quem ataca o irmão em necessidade, quem põe armadilhas de qualquer tipo à sua fraqueza, está, sem dúvida alguma, sujeito à lei do demônio e a obedece.

Sejamos então compassivos uns pelos outros, amantes da fraternidade, pacientes com as fraquezas, perseguidores dos vícios.

Toda vida que se preocupa sinceramente com o amor de Deus e, por Ele, com o amor do próximo, é mais aprovada por Deus, sejam quais forem suas observâncias ou seus usos religiosos.

A caridade é aquela em vista da qual tudo se deve fazer ou não fazer, mudar ou não mudar. É ela o princípio e o fim que devem regular tudo.

Nada é culpável quando feito por ela e em conformidade com ela. Oxalá ela nos seja concedida por Aquele a quem não podemos agradar sem ela, pois sem Ele nada absolutamente podemos, Ele que vive e reina, Deus, pelos séculos infindos. Amém.”

Reflitamos sobre a supremacia da caridade, que deve definir nossos princípios e atitudes, a fim de que nossa conduta nos assegure passos firmes na construção de laços mais fraternos, para que um dia possamos viver o amor em plenitude nos céus.

A credibilidade de uma comunidade é diretamente proporcional ao amor que ela vive. Mesma credibilidade devemos incansavelmente buscar, correspondendo ao incansável amor de Deus.

Urge amadurecer na prática da verdadeira caridade, em todos os âmbitos da vida, reconhecendo que quanto mais a vivenciarmos, mais configurados a Cristo o seremos.

Prescindir da caridade é prescindir do próprio Deus, que é fonte inexaurível da caridade, e assim, com este distanciamento, frutos amargos colhidos.

Oremos:

Ó Deus, Vós que sois, desde sempre, a Suprema Caridade, chama de amor inextinguível, eternamente inflamável, fortalecei-nos na prática do amor evangélico, incansável, para que assim, Convosco, novo mundo possamos recriar. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG