domingo, 26 de maio de 2024

Contemplamos, glorificamos e cremos na Santíssima Trindade (Santíssima Tridade)

Contemplamos, glorificamos e cremos na Santíssima Trindade

Contemplamos, glorificamos e cremos na Santíssima Trindade, um Mistério de Unidade indizível e inesgotável, Mistério de misericórdia, amor e comunhão, que somos convidados a viver, na relação com Deus e com o nosso próximo.

Contemplamos, glorificamos e cremos que há um só Deus, Pai, incriado, invisível, Criador do universo, sobre o qual nem depois do qual há outro Deus; é um Deus racional, por isso a criação de todas as coisas segundo o Verbo.

Contemplamos, glorificamos e cremos que Deus que é Espírito, e também pelo Espírito dispôs todas as coisas, como disse o Profeta: Pela Palavra do Senhor se estabeleceram os céus, e por Seu Espírito todas as suas potências.

Contemplamos, glorificamos e cremos que como o Verbo cria, ou seja, opera na carne e lhe dá gratuitamente a existência, assim o Espírito ordena e dá forma às divinas potências; por isso e com toda a razão e conveniência se chama Filho ao Verbo, e Sabedoria de Deus ao Espírito.

Contemplamos, glorificamos e cremos que há Um só Deus Pai, que está sobre todas as coisas, com todas elas e sem todos nós. Porque o Pai está sobre todas as coisas, mas o Verbo está com todas elas, visto que, por meio d’Ele, o Pai criou todas as coisas; mas está em nós o Espírito que clama: Abba, Ó Pai! , como nos falou o Apóstolo Paulo.

Contemplamos, glorificamos e cremos que Deus criou e fez o homem à Sua semelhança, para brincar com eles sobre a face da terra (cf. Pr 8, 22-31).

Contemplamos, glorificamos e cremos que o Espírito revela o Verbo, e por isso os Profetas anunciaram o Filho de Deus; mas o Verbo serve de laço ao Espírito, e por isso Ele mesmo é quem ensina os Profetas e eleva o ser humano até ao Pai.

Contemplamos, glorificamos e cremos fundamentados na regra de nossa fé, o fundamento do edifício que dá firmeza ao nosso agir.
Contemplamos, glorificamos e cremos no primeiro artigo de nossa fé: Deus Pai incriado, simples, invisível, Deus único, Criador do universo.

Contemplamos, glorificamos e cremos no segundo artigo de nossa fé:  o Verbo de Deus, o Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo, que apareceu aos Profetas, segundo o plano de Sua profecia e segundo o Pai o dispôs em Sua economia; por Ele todas as coisas foram feitas, o qual, ao final dos tempos, para recapitular todas as coisas, fez-Se homem entre os homens, visível e palpável, para destruir a morte, para mostrar a vida e para realizar a comunhão entre Deus e o homem.

Contemplamos, glorificamos e cremos no terceiro artigo de nossa fé: O Espírito Santo, pelo qual os Profetas anunciaram e os pais aprenderam tudo que concerne a Deus, e os justos foram guiados pelo caminho da justiça. Ele, ao final dos tempos, foi infuso de uma maneira nova sobre nossa humanidade, para renovar o homem para Deus, em toda a terra.

Contemplamos, glorificamos e cremos na Trindade Santa que nos concede a graça do novo nascimento pelo Batismo em Deus Pai, por meio de Seu Filho e no Espírito.

Contemplamos, glorificamos e cremos na Santíssima Trindade, pois aqueles que portam o Espírito de Deus são conduzidos ao Verbo, ou seja, ao Filho; por Sua vez o Filho os apresenta ao Pai, e o Pai lhes concede a incorrupção.

Contemplamos, glorificamos e cremos na Santíssima Trindade, convictos de que sem o Espírito não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, porque o Filho é o conhecimento do Pai, e o conhecimento do Filho de Deus se alcança por meio do Espírito Santo.

Contemplamos, glorificamos e cremos, inseparavelmente, no Espírito, e no Filho que, como ministro, O comunica segundo a vontade do Pai, a quem e como o Pai quer. Amém!



PS: Livre adaptação da Demonstração da pregação apostólica de Santo Irineu de Lião (Séc. II) - Lecionário Patrístico Dominical - Editora Vozes - 2013 - pp. 765-766.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG