domingo, 26 de maio de 2024

Santíssima Trindade: os três artigos de nossa fé (Santíssima Trindade)


Santíssima Trindade: os três artigos de nossa fé

Conforme a “Demonstração da pregação apostólica” do Bispo Santo Irineu de Lião (séc II), a Santíssima Trindade é a comunhão de três artigos de nossa fé: Pai, Filho e Espírito Santo.

Trata-se da regra de nossa fé, o fundamento do edifício que dá a firmeza ao nosso agir; e assim, se dá o novo nascimento que é o Batismo, o novo nascimento em Deus Pai, por meio de Seu Filho e no Espírito Santo.

Apresento em forma de profissão de fé, e que possa nos ajudar como uma oração, em que afirmamos as verdades da fé que nos move e nos ajuda a mergulhar e aprofundar nossa comunhão com a Santíssima Trindade, Mistério de amor e comunhão de um só Deus em três Pessoas.

Cremos e adoramos Deus Pai incriado, o primeiro artigo de nossa fé: simples, invisível, Deus único, Criador do Universo.

Cremos e adoramos o Verbo de Deus, o Filho de Deus, Nosso Senhor Jesus Cristo, que apareceu aos Profetas segundo o plano de Deus, segundo o plano de sua profecia e segundo o Pai o dispôs em Sua economia;

Cremos e adoramos o Verbo de Deus, pelo qual todas as coisas foram feitas, quando nada existia, e que, ao final dos tempos virá para recapitular todas as coisas. 

Cremos e adoramos o Verbo de Deus, que Se fez homem entre os homens, visível e palpável, para destruir a morte, para mostrar a vida e realizar a comunhão entre Deus e o homem.

Cremos e adoramos o Espírito Santo, pelo qual os Profetas profetizaram e os Pais aprenderam tudo o que concerne a Deus, e os justos foram guiados pelo caminho da justiça. 

Cremos e adoramos o Espírito Santo, que ao final dos tempos, foi infuso de uma maneira nova sobre nossa humanidade, para a renovação de toda a humanidade para Deus em toda a terra.

Cremos e adoramos o Pai, e o Filho e o Espírito Santo, inseparavelmente, na mesma intensidade e majestade, como rezamos no Prefácio da Missa da Santíssima Trindade:

“Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-Vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Com Vosso Filho único e o Espírito Santo, sois um só Deus e um só Senhor.

Não uma única Pessoa, mas três Pessoas num só Deus. Tudo o que revelastes e nós cremos a respeito de Vossa glória, atribuímos igualmente ao Filho e ao Espírito Santo. E, proclamando que sois o Deus eterno e verdadeiro, adoramos cada uma das três Pessoas, na mesma natureza e igual majestade...” Amém.


PS: Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes – 2013 – pp.765-766


Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG