domingo, 26 de maio de 2024

Nada sou sem Vós, Trindade Santíssima (Santíssima Trindade)

Nada sou sem Vós, Trindade Santíssima

Ó Deus Uno e Trino, comunhão plena, infinita, perfeita e eterna de Amor, minha alma está sedenta de Vossa água cristalina, que sacia a sede do Absoluto, do sentido da vida, em meio às coisas relativas e passageiras, que o mundo oferece com pretenso desejo de saciedade e realização da felicidade.

Meus ouvidos anseiam por ouvir a Vossa Palavra, que é o Vosso próprio Filho, que veio entre nós fazer morada, e dizer as mais belas Palavras, que o mundo jamais ouviu ou ouvirá, porque somente Ele tem Palavra de Vida Eterna.

Com os olhos do coração, quero enxergar a revelação de Vossa face, como um Deus que ama, e que não fica circunscrito e entrincheirado em conceitos teóricos, distante do Universo, da História humana, e de nossa finita e limitada condição.

Que meu ser seja envolvido por Vossa infinita bondade, misericórdia, ternura e compaixão, que procedem do Pai, por meio do Filho, comunicado interiormente pelo Espírito Santo, e assim a graça de contemplar a Vossa presença, revelada em intensa e frutuosa relação de Amor.

Ó Trindade Santíssima, Iluminai minha mente para que mergulhe no Mistério de Amor de Vossa relação de comunhão e vida, e não fique ancorado em postulados teóricos da Doutrina Cristã, que são importantes, mas não o bastante para contemplar a Vossa realidade intensa e profunda de Amor.

Concedei-me, ao proclamar ou ouvir Vossa Palavra, acompanhada da Oração, da contemplação e da meditação, que eu seja introduzido, como cristão, filho Vosso, à atitude apropriada e mais frutuosa, para me aproximar e mergulhar, ainda que não merecidamente, do Mistério mais alto da fé cristã que professo.

Concedei-me a graça de contemplar o último encontro Vosso com Moisés; Vós, que sois um Deus rico e cheio de misericórdia, e que também tenha a graça de descobrir esta presença nas linhas e escritos de minha história.

Suplico-Vos a graça de ser inserido mais intensamente nesta comunhão diviníssima e perfeitíssima de Amor, de um Deus Pai que ama, de um Filho que é amado, e o Espírito, que é o próprio Amor, a inseparável comunhão de Amor, expressa na doação, fidelidade e entrega total do Filho por Amor a cada um de nós.

Proclamem meus lábios que Vós sois a mais bela manifestação de Deus por meio de Jesus Cristo Seu Filho.

Partícipe da comunhão da Santíssima Trindade pelo Batismo, tenha sempre a inspiração e renovados sentimentos de paz e de esperança. E, em comunhão com a Vossa Igreja, bendizer Vosso Nome glorioso e Santo.

Seja meu coração iluminado pela chama da Oração e protegido pela  Vossa Bênção, multiplicando empenho e esforço para fazer brotar um novo estilo de vida, para sal e luz ser.

Contemplando o Mistério da Santíssima Trindade que sois, Deus Pai, Filho e Espírito Santo, enquanto realidade do Amor que se comunica, como inesgotável fonte de inspiração e modelo, participe da construção de uma comunidade humana, fundada em relações de acolhimento e edificação recíproca.

Iluminai-me para jamais me omitir no fortalecimento dos sagrados vínculos da comunhão fraterna, numa vida pautada pela perseverança na sólida Doutrina Cristã, celebrada no momento ápice e fonte da Eucaristia, precedida e acompanhada pela Oração, como as primeiras comunidades assim o fizeram.

Ó gloriosa Santíssima Trindade, Mistério de amor tão profundo e inesgotável, que uma vez encontrado ainda tudo falta para encontrar, sem a qual nada sou, nada posso...


PS: Fonte inspiradora: Lecionário Comentado – Tempo Comum – p. 860.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG