domingo, 26 de maio de 2024

Na Trindade vemos o Amor (Santíssima Trindade)

Na Trindade vemos o Amor

Retomemos parte do “Tratado sobre a Santíssima Trindade”, do Bispo Santo Agostinho (séc. V).

“Nosso Senhor Jesus Cristo, ao realizar Seus milagres, como querendo dar uma lição mais sublime aos que d’Ele se admiravam, e conduzir as secretas e eternas realidades a estes espíritos atentos e como que suspenso no fascínio de Seus prodígios, lhes diz:

Vinde a mim todos vós que estais cansados sob o peso de vossos fardos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo. Ele não disse: ‘Aprendei de mim a ressuscitar mortos de quatro dias’, mas aprendei de mim que sou manso e humilde de coração.

A solidíssima humildade é mais poderosa e mais segura que os cumes soprados pelos ventos. Por isso segue e diz: E encontrareis descanso para as vossas almas.

A caridade não se ensoberbece, e Deus é caridade; e os fiéis no amor descansarão n’Ele, chamados do estrondoso exterior aos deleites interiores. Se Deus é caridade, para que andar correndo desatinados pelos cumes dos céus e das profundezas da terra em busca d’Aquele que mora em nós, se nós queremos estar junto d’Ele?

Ninguém diga: ‘Não sei o que amar’. Ame ao irmão e amará ao Amor. Conhece melhor a dileção que lhe impulsiona ao amor que ao irmão a quem ama. Eis aqui como podes conhecer melhor a Deus que ao irmão; mais conhecido porque está mais presente; mais conhecido porque é algo mais íntimo; mais conhecido porque é algo mais correto.

Abraça ao Deus Amor e abraça a Deus por amor. É o amor que nos une com vínculo de santidade a todos os anjos bons e a todos os servos de Deus; consolida-nos a eles e nos submete a Ele.

Quanto mais imunizados estejamos contra o inchaço do orgulho, mais plenos estaremos de amor. E aquele que está cheio de amor, do que está preenchido a não ser de Deus?

Porém tu dirás: ‘Vejo a caridade e a contemplo, enquanto posso, com os olhos de minha inteligência, e deposito fé à Escritura, que diz:

Deus é amor, e quem permanece no amor em Deus permanece; mas quando medito no amor, não descubro a Trindade’ Vês a Trindade se vês o Amor.”

É este caminho de santidade que devemos percorrer, num mergulho constante no Mistério do Amor de Deus, crescendo a cada dia no amor a Ele, concretizado no amor ao próximo, para não nos tornarmos míopes de Deus, como bem disse nosso querido Papa Bento XVI, em sua primeira Encíclica “Deus Caritas Est”:

"O citado versículo Joanino (1Jo 4,20 ) deve, antes, ser interpretado no sentido de que o amor ao próximo é uma estrada para encontrar também a Deus, e que o fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus" (n.16).

Supliquemos ao Senhor que nos conceda a graça da imunização contra o “inchaço do orgulho”.

Supliquemos, também, para que sejamos cumulados do Seu Amor, para que, ao desejar abraçar ao Deus Amor, abracemos a Deus por amor, na pessoa de nosso próximo, pois somente amando o irmão estaremos amando ao Amor, somente vendo o Amor, é que veremos a Santíssima Trindade de Amor, como ele tão bem expressou:

“Vês a Trindade se vês o amor”.


Fonte: Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes -  p. 169-170

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG