quinta-feira, 30 de maio de 2024

Eucaristia e caridade

Eucaristia e caridade

“Jesus Cristo: de rico que era, tornou-Se pobre por causa
de vós para que vos torneis ricos, por sua pobreza”
(2 Cor 8,9).

Assim nos falou Paulo na Segunda Carta aos Coríntios: “Jesus Cristo: de rico que era, tornou-Se pobre por causa de vós para que vos torneis ricos, por sua pobreza” (2 Cor 8,9).

Vejamos o que nos diz o Comentário do Missal Cotidiano, sobre a coleta e a solidariedade exortadas pelo Apóstolo à comunidade de Corinto que tinha tudo em abundância; fé, eloquência, ciência, zelo para tudo e a generosa expressão da caridade que receberam dele como exemplo.

“Das ‘coletas’ na Igreja às grandes campanhas de solidariedade para com as populações que sofrem fome, ou cataclismos, uma longa série de solicitações empenha nossa atenção.

A mão que oferece é um gesto, e todo gesto é um sinal. De quê? Um gesto ‘grande’ (quantitativamente) pode ter pequena motivação. E vice-versa” . (1)

A solidariedade é motivada a partir do próprio Cristo, o dom de Deus que Se encarna, Ele que não deu, mas “Deu-Se”, deste modo:

“Se dentro do nosso dom não estivermos nós próprios, mas apenas algo nosso, não estamos na linha de Cristo. A caridade é a mais alta forma do amor. Fazer de cada dom, mesmo pequeno, um gesto de amor é dar-lhe uma dimensão cristã.

A comunhão na caridade é o necessário complemento da comunhão eucarística. Claudel chama a hóstia 'branca moeda para a eternidade'. Eucaristia e caridade são as duas faces da mesma moeda”. (2)

A comunidade que professa a fé no Senhor deve expressar o amor que se concretiza na caridade e na solidariedade, efetivamente, através de seus trabalhos, pastorais e serviços, e tantos outros compromissos.

Celebrando a Eucaristia, também precisamos viver a comunhão na caridade, pois a “Fração do Pão” não pode se separar da “Comunhão Fraterna”, como nos ensina Lucas no Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,42-47).

Se verdadeiramente a Eucaristia for a “branca moeda para a eternidade”, jamais nos omitiremos diante da missão de construir um novo céu e uma nova terra, dando o melhor de nós em favor de nossos irmãos, de modo especial dos que mais precisam, na prática das obras de misericórdia corporais, e espirituais, e tão somente assim a Eucaristia e a caridade serão as faces de uma mesma moeda.


(1) (2) Missal Cotidiano, Editora Paulus – p.905 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG