terça-feira, 2 de abril de 2024

DIRETRIZES 2019-2023 – DOCUMENTO 109 - Conclusão


CONCLUSÃO

Diretrizes elaboradas para resposta aos desafios evangelizadores de um Brasil cada vez mais urbano: desafios humanos, religiosos, políticos, culturais e ambientais.

Implantação das Diretrizes através de um processo (método e mística).

Transformar as Diretrizes em projetos pastorais, com respeito a unidade da Igreja em todo o Brasil.

Recepção criativa, avaliando o caminho pastoral feito até o momento, para um planejamento aberto à participação de todas as pessoas que atuam nos vários âmbitos da Igreja.

Diretrizes devem inspirar a formação, o planejamento e as práticas de todas as instâncias eclesiais: comissões pastorais da Conferência Episcopal, Regionais, Igrejas Particulares, paróquias, seminários, pastorais, comunidades ambientais, movimento, associações, novas comunidades, organismos, universidades e escolas católicas, meios de comunicação eclesiais, entre outros (DGAE n. 207).


Leitura pessoal, assembleias e reuniões de estudo para diálogo e troca de opiniões.
Cada Igreja particular elaborará seu Plano de Pastoral.
Diretrizes: instrumento para manifestar a alegria do Evangelho a todos os corações, especialmente os sofridos e desesperançados, sob a proteção da Bem-Aventurada Virgem Maria, Senhora da Conceição Aparecida.

“Enfim, toda a nossa ação evangelizadora pressupõe uma atitude discipular para escutar o que o Mestre está pedindo à Igreja no Brasil, na certeza de que ‘se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a constroem; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia aquele que a guarda’ (Sl 127 (126),1)”   (DGAE n.210).



Síntese escrita por Dom Otacilio Ferreira de Lacerda
Julho de 2019

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG