quarta-feira, 1 de novembro de 2023

“Deixe a luz do céu entrar...” (XXXIDTCC)


“Deixe a luz do céu entrar...”

A passagem do Evangelho proclamada no 31º Domingo do Tempo Comum (ano C) e na terça-feira da 33ª Semana do Tempo Comum, fala-nos da conversão de Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos, quando Jesus passava pela cidade de Jericó, a caminho de Jerusalém.

Duas vezes Jesus se dirigiu a Zaqueu.  A primeira quando ele estava ainda na árvore, na qual subira para ver Jesus passar: “Zaqueu, desça rápido, porque hoje devo ficar em sua casa” (Lc 19,5).

E depois, já na casa de Zaqueu, após seu compromisso de uma nova atitude:

- “Hoje a salvação chegou a esta casa, pois também este é um filho de Abraão. Porque o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” (Lc 19,9-10).

Nas duas intervenções, Jesus fala do “hoje”, e Suas palavras são dirigidas também a todos nós:

Hoje também precisamos descer rápido para ir ao encontro do Senhor, abrindo-nos para a Salvação que Ele tem a nos oferecer.

Hoje queremos ver o Senhor passar e, com Sua Palavra, mudar nossa vida. Queremos que a Salvação também entre em nossa casa.

Também, por vezes, podemos nos encontrar perdidos entre tantas ofertas que o mundo nos oferece de felicidade, realização.

Hoje é o dia fundamental para aderirmos à proposta de Salvação que Jesus tem a nos oferecer.

Hoje é dia de abrirmos nosso coração, permitindo que a luz do Espírito do Senhor sonde sua profundeza.

Não tenhamos medo de confessar nossas apropriações indevidas, como Zaqueu assim o fez.

Não tenhamos medo de revelar ao Senhor nossos medos, fragilidades, nossas cruzes secretas, nossa vulnerabilidade, inconstância. O Senhor conhece nossa miséria mesmo antes de as confessarmos.

Mas Jesus, expressão da misericórdia divina, a própria Misericórdia de Deus, vem ao nosso encontro, ao encontro de nossa miséria para nos modelar, aperfeiçoar.

O Senhor sabe que O carregamos em vasos de barro. Ele nos fez Seus templos.

Iluminai, Senhor, Vos suplicamos, os cantos mais escuros de nossa vida. Somente por Vós iluminados, poderemos resplandecer a Vossa radiante e necessária Luz.

“Abramos a porta de nosso coração
e deixemos a Luz do Céu entrar...”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG