domingo, 26 de novembro de 2023

“Cristo reina dando-Se a Si mesmo” (Cristo Rei) (ano C)


“Cristo reina dando-Se a Si mesmo”

“Em verdade Eu te digo, ainda hoje estarás comigo
no Paraíso” (Lc 23,43)

Celebrando a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo (ano C), a Liturgia nos propõe a passagem do Evangelho de Lucas (Lc 23,35-43), com a narração da crucifixão de Jesus.

Na Cruz, temos o encontro mais comovedor do malfeitor com Jesus, que se torna, por sua vez, o último modelo de convertido ao Senhor.

O “hoje” da Salvação de Jesus é sempre uma graça que se apresenta para todos nós, para toda a humanidade, no entanto é preciso vivenciar um itinerário: aproximação de Jesus, a confissão do pecado, o pedido de perdão e de salvação, a absolvição da culpa e o perdão (Lc 23,40-43).

Podemos vivenciar este itinerário na graça do Sacramento da Penitência, sinal visível do amor de Deus por Sua misericórdia que nos acolhe como pecadores, e concedendo-nos o perdão pelo Presbítero, somos reconciliados com Ele e com nosso próximo.

Também temos nesta passagem que, para reinar com Jesus, é preciso fazer de nossa vida uma doação plena de si mesmo:

 “Cristo reina dando-se a Si mesmo, perdendo a Sua vida para que o mundo possa viver. Ele inverte a lógica do possuir e propõe a mentalidade da doação generosa de Si” .(1)

O discípulo missionário do Senhor é alguém que encontrou Jesus Cristo, e com isto, passou a ter um novo sentido em sua vida, com o alargamento dos horizontes, com o sagrado compromisso com o Reino de Deus.

Oportunas as palavras da Conferência de Aparecida (2007):

“Conhecer Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-Lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-Lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria” .(2)

Celebrando o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas, elevemos orações, a fim de que experimentando a misericórdia de Deus, por meio de Jesus Cristo, renovem a alegria de serem discípulos missionários do Reino, sendo sal da terra, fermento na massa e luz do mundo.

Urge que tenhamos cada vez mais uma Igreja decididamente missionária, e esta página do Evangelho, uma catequese missionária encorajadora, em que reconhecemos a Realeza de Jesus no Trono da Cruz, nos faz discípulos missionários d’Aquele que Reina dando a vida em favor de todos nós.

Portanto, se quisermos reinar com Jesus, façamos de nossa vida uma sincera e fecunda doação de si mesmo, trilhando o caminho da Cruz, que nos credencia para a contemplação, um dia, da glória da eternidade, a plenitude de amor e luz: o Céu.


(1)         Lecionário Comentado – Tempo Comum – Vol. II – Editora Paulus – 2011 – pá.863.
(2)        Conclusões da Conferência de Aparecida e do Caribe – 2007 – n.229

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG