quinta-feira, 23 de novembro de 2023

"Vocação e Missão dos Cristãos Leigos numa Paróquia Missionária"


"Vocação e Missão dos Cristãos Leigos numa Paróquia Missionária"

Anos passados, aconteceu em Itaici – Indaiatuba – SP, a 36ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul I, com o tema "Vocação e Missão dos Cristãos Leigos numa Paróquia Missionária".

À luz de importantes Documentos, desde Lumen Gentium (Vaticano II) até  o Estudo 107 da CNBB, foram apresentadas pistas, com a troca de experiências sobre a missão evangelizadora das Igrejas Diocesanas, Paroquiais e Comunitárias, aprofundando a vocação e a missão do cristão leigo na Igreja e no mundo.

Dom Júlio Endi Akamine, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, fez uma reflexão de abertura sobre o tema usando a imagem de um rio: 

É preciso fazer uma viagem por este rio desde a sua nascente (Lumen Gentium) e Apostolicum Actuositantem, a torrente (Christifidelis Laici); o riacho (Conferência de Aparecida); os rios (Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015), Documento  Comunidade de Comunidades Doc. 100, Missão e Ministério dos Cristãos Leigos e Leigas (Estudo 107) e Evangelii Gaudium do Papa Francisco.

Destacou-se o valor e a eficácia dos CPPs (Conselhos Paroquiais de Pastoral), dos Conselhos Diocesanos e Nacional de Leigos, a urgência de criar estruturas que favoreçam uma consciência missionária da transmissão da fé, a conversão pastoral, maior fidelidade a Jesus, criação de espaços para uma presença feminina mais eficaz e incisiva na Igreja. 

Nos trabalhos em grupos e plenária, foram destacados os seguintes pontos que já são vividos em nossas paróquias/Diocese: grupos de rua, movimentos com capelinhas de padroeiros de paróquias ou comunidades, Oração do Santo Rosário nas casas, atuação dos leigos junto ao poder público, nos grandes centros comerciais, como os “Shoppings”, uma possível presença da Igreja com a locação de uma sala para instalação de uma Capela, entre outros.

Foi também aprofundando sobre o lugar do leigo dentro da Igreja, o protagonismo do leigo versus o protagonismo do clero, que não deve existir, cabendo ao Espírito Santo, que sustenta e revigora todas as estruturas eclesiais, o verdadeiro protagonismo.

Ao final da Assembleia, o bispo Dom Júlio Endi Akamine completou a reflexão sobre a missão da Igreja dentro e fora dela, valendo-se do método explicativo do pulsar do coração, que ao se contrair (sistole), libera sangue para suprir as necessidades do corpo e ao se abrir (diástole)  absorve o sangue para prepará-lo e depois liberá-lo (sistole-diástole).


PS: Os apontamentos apresentados são do Agente de Pastoral José Alexandre Pedrosa Bastos, da Paróquia Santuário Nossa Senhora do Bonsucesso - Diocese de Guarulhos-SP -  um dos três cristãos leigos de nossa Diocese que participou da Assembleia. em 2014 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG