quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Fidelidade plena à Lei Divina

                                                            

Fidelidade plena à Lei Divina

Na quarta-feira da 33ª Semana do Tempo Comum (ano ímpar), ouvimos a passagem do livro dos Macabeus (2 Mc 7,1.20-31).

Refletimos sobre o horizonte da humanidade: uma vida que nunca se acaba, plena, total e nova: a vida eterna, iluminados pelo testemunho de sete irmãos que deram a vida pela fé, movidos pela certeza de que Deus reserva a vida eterna àqueles que percorrem, com fidelidade, os caminhos por Ele propostos.

O texto nos fala do martírio de uma mãe e dos seus sete filhos, que se recusaram a violar a fé e as tradições judaicas, e por isto, foram mortos.

“Os sete irmãos tiveram a coragem de defender a sua fé até a morte, porque acreditavam que Deus lhes devolveria, outra vez a vida, uma vida semelhante àquela que lhes ia ser tirada. O Deus criador tem, de acordo com a catequese aqui feita, o poder de ressuscitar os mártires para a vida eterna”. (1)

Havia um contexto de perseguição contra os judeus, feita por Antíoco IV Epifanes (175-164a.C.). Muitos judeus, ao manterem vivas as suas tradições, foram cruelmente perseguidos e mortos.

Com isto, temos pela primeira vez a doutrina da ressurreição explicitamente apresentada na Bíblia. Esta verdade será desenvolvida e culminará com a Ressurreição de Jesus Cristo.

Reflitamos:
- Quais os valores pelos quais consumimos a nossa vida, ou seja, que acreditamos e pelos quais somos capazes de morrer?
- Somos capazes de defender com a própria vida as verdades de nossa fé?
- Somos capazes de lutar contra a corrente, se preciso for, pelos valores significativos para a nossa vida de fé?

A mensagem catequética nos convida a não ficarmos paralisados pelo medo, renovando compromissos com a justiça e a verdade, e nossa coragem e força para o testemunho da fé.

Como discípulos missionários do Senhor, iluminados por esta página da Sagrada Escritura, renovemos a nossa fé, a coragem e coerência entre o que cremos e o que vivemos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG