segunda-feira, 10 de junho de 2024

Há sinais de luz na escuridão da noite!

                                                   


Há sinais de luz na escuridão da noite!

Esta reflexão foi inspirada no Livro Sabedoria (Sb 18,6-9), quando o autor fazia memória da Noite da Libertação em que Deus interveio, libertando-os da escravidão do Egito.

Continuamos resgatando a memória desta noite...

Quando celebramos a Eucaristia: Memorial da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quando cremos na força interventora de Deus na história

Quando cremos num Deus aliado e apaixonado pela vida dos pobres!

Quando cremos em Deus que suscitou e suscita Profetas e Profetizas de um novo tempo!

Quando cremos que o Verbo Se fez e Se faz Carne, não mais no ventre de Maria, mas no nosso coração e na carne da História. O Verbo Se faz Carne na História para o seu resgate!

Quando amarmos Cristo em nossa vida e o imitarmos em Sua morte como fez e faz nossos mártires de ontem e de hoje!

Quando sacrários vivos do Senhor se dobram silenciosamente e em adoração diante do Sacrário. Silêncio não como ausência de sons, mas com o ressoar do Verbo-Palavra que habitou entre nós!

Quando o povo simples calcula suas dívidas e contas e se refaz nas contas de um terço!

Quando acreditamos na missão da Igreja que é Evangelizar, ajudando a construir comunidades mais perseverantes na Doutrina dos Apóstolos, na Fração do Pão, na Comunhão Fraterna e na Oração!

Quando juntos, homens e mulheres, numa autêntica e madura relação de gênero sabem viver a complementaridade e subsidiariedade!

Quando somamos e multiplicamos nossas forças para que nossas lutas, sonhos e compromissos saiam da tinta da caneta para a prática expressiva e concreta!

Quando sabemos romper toda barreira de preconceitos raciais, sexuais e sociais que ainda nos dividem e nos empobrecem (muitas vezes dentro da própria Igreja).

Quando há aqueles que se organizam para defender o espaço, a ecologia, o kosmos, o homem e a mulher, a criação num compromisso com o Criador...

Quando vivemos a necessária intervenção de Deus na vida de nosso povo, conduzindo-o à Terra Prometida, da partilha, da saciedade de toda e qualquer fome e sede de amor, vida em abundância e paz, sobretudo se considerarmos a realidade de fome e miséria crescente que estamos vivendo.

Quando passamos de uma devoção estéril à Maria a uma prática e imitação de suas virtudes: Confiança, disponibilidade, serviço, alegria, profetismo, esperança...

Quando percebemos a intervenção de Deus, a luz aparece na escuridão da noite de nosso tempo. O “Kairós” anseia pela Luz Divina.

Há sinais de luz na escuridão da noite!

Há sinais de luz na escuridão da noite, porque sinto que disse muito, mas ainda não disse nada! Porque como disse São Francisco: “Deus é o nunca bastante”, ou ainda como disse Santo Agostinho: “Deus é um Mistério tão inextinguível que uma vez encontrado ainda falta tudo para encontrá-Lo”.

Há sinais de luz na escuridão da noite de nosso tempo, porque acredito que muitos poderão me ajudar a completar e enriquecer esta reflexão...

 “A nós descei divina luz...
Em nossas almas acendei o Amor de Jesus”

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG