segunda-feira, 10 de junho de 2024

A vida é um dom precioso de Deus

 


A vida é um dom precioso de Deus
 
“De longe Iahweh me apareceu:
Eu te amei com amor eterno, por isso conservei para ti o amor” (Jr 31,3)
 
Infelizmente, quase todos os dias, ouvimos notícias que nos preocupam: o alto índice de suicídio entre a juventude; transtornos mentais; automutilações; depressão e indiferença para com a realidade da própria existência, e tantos outros fatos.
 
Que palavra dirigir aos jovens, para que redescubram o valor sagrado de sua vida, e quão preciosa ela é aos olhos de Deus, da Igreja e de todos nós?
 
Inicialmente, lembremo-nos sempre que Jesus também foi jovem, e deu a Sua vida em uma fase que hoje definimos como um jovem adulto. E foi em plena juventude que começou a Sua missão pública e, assim, brilhou “uma grande luz” (Mt 4, 16), sobretudo quando levou até o extremo o dom da Sua vida.
 
São preciosas as palavras do Papa Francisco, sobre a missão que Jesus confia à juventude e a todos nós: “acender estrelas na noite doutros jovens” (Christus vivit n.33).
 
Precisamos ajudar nossos jovens a fazerem um verdadeiro encontro pessoal com Jesus, e deste modo, terão um novo sentido para viver, e um horizonte de alegria, vida e esperança.
 
Em Jesus Cristo, todos os jovens podem se rever, por isto Ele ilumina a juventude de hoje como jovem que foi e, com Ele, cada jovem pode aprender a:
 
- ter confiança incondicional em Deus, que é nosso Pai, com um olhar de esperança para o futuro;
 
- cultivar amizades sinceras, assim como Ele teve e cultivou, mesmo nos momentos difíceis as manteve vivas;
 
- viver uma profunda compaixão pelos mais fracos, especialmente os pobres, os doentes, os pecadores e os excluídos;
 
- amar a vida como dom precioso de Deus, ainda que tenhamos dificuldades, provações, e relacionamentos difíceis no dia a dia.


Deste modo, cada jovem viverá o aprofundamento da amizade e intimidade com Ele, redescobrindo que a vida é dom divino e precioso aos olhos de Deus, e assim reencontrarão sentido para todo o existir, com compromissos e projetos que promovam a vida e testemunhem um amor gratuito e solidário, como discípulos missionários do Senhor, cultivando a esperança de um novo dia. Coragem, querida juventude!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG