Cremos em um só Deus
Cremos em um só Deus, princípio sem princípio, incriado,
ingênito, que não perece, imortal, eterno, ilimitado, inapreensível,
indefinível, onipotente, simples, não composto, incorpóreo, imóvel, impassível,
imutável, invisível.
Cremos em Deus, fonte de todo bem e de toda justiça, luz
inteligível e nunca acendida; poder que não pode medir-se com medida alguma a
não ser sua própria vontade, porque pode fazer tudo quanto quer.
Cremos em Deus, Criador de todas as criaturas visíveis e invisíveis,
de todas tem cuidado e as conserva; tem o poder sobre todas as
coisas, as quais dirige e governa com um reino que não tem fim e é imortal.
Cremos em Deus, que nada pode opor-se a Ele, tudo preenche, nada
pode abarcá-Lo, ao contrário, Ele abarca todas as coisas, as contém e zela por
elas.
Cremos em Deus, que penetra todas as substâncias de maneira
puríssima e em todas repousa; que Se eleva sobre toda substância como o mais
sublime; e sobre tudo o que existe, como o mais excelente, e a tudo transborda.
Cremos em Deus que estabelece os principados e ordens, e
encontra-Se acima de toda ordem e principado, acima da substância, da vida,
palavra e pensamento.
Cremos em Deus, Ele é a própria luz, bondade, vida e essência,
já que não recebeu de outro nem o ser nem qualquer uma das Suas propriedades.
Cremos em Deus, que é a fonte de todos os seres, a vida dos
viventes; e participam de Seu Verbo as criaturas racionais; é a causa de todos
os bens; vê todas as coisas antes que existam.
Cremos em Deus, reconhecido por todo ser racional e O reconhece
e O adora com uma só adoração, e crê e venera a única substância, divindade,
vontade, operação, autoridade.
Cremos em Deus, único princípio, poder, senhorio, reinado; em
três hipóstases perfeitas, porque estas estão unidas sem confusão, e são
distintas em separação: um só Deus em três Pessoas.
Cremos no único Pai, princípio e causa de todos os seres; não
gerado por ninguém; o único que existe incausado e não gerado, o Criador de
todas as coisas.
Cremos no Pai único por natureza de Seu Unigênito Filho, o
Senhor Deus e Salvador, Nosso Jesus Cristo, do qual procede o Santíssimo
Espírito.
Cremos em Deus; portanto, no Pai e no Filho e no Espírito Santo, nos quais fomos batizados; porque assim ordenou o Senhor aos Apóstolos que batizassem, ao dizer-lhes: Batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Livre adaptação da “Exposição da Fé ortodoxa”, de São João
Damasceno (séc. VIII), Doutor e Presbítero da Igreja, in Lecionário Patrístico
Dominical – Editora Vozes – 2013 – pp.515-516
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