sexta-feira, 4 de agosto de 2023

O Padre e a Luz de Cristo resplandecente no rosto da Igreja

O Padre e a Luz de Cristo resplandecente no rosto da Igreja

O exercício do Ministério Presbiteral consiste de modo especial fazer resplandecer pela palavra, e pela vida a Luz de Cristo no rosto da Igreja, dando conteúdo ao que nos ensina a Igreja:

“O Concílio deseja ardentemente iluminar todos os homens com a claridade de Cristo, luz dos povos, que brilha na Igreja, para que o Evangelho seja anunciado a todas as criaturas (cf. Mc 16,15)”. (1)

Verdadeiramente, a luz de Cristo resplandece no rosto da Igreja pelo Ministério Presbiteral, confiado pelo Sacramento da Ordem: “Tu és Sacerdote para sempre, segundo a ordem do Rei Melquisedec”, para fazer resplandecer a luz de Cristo no rosto da Igreja. Pe. Paulo, renove hoje, em teu coração, esta imensa graça!

A vida do Presbítero, seu anúncio, acompanhado do indispensável testemunho, celebrando e vivendo o que celebra, em perfeita sintonia, leva muitos a ver o resplandecer da luz de Cristo no rosto da Igreja, a qual se colocou a serviço.

− Torna-se instrumento da publicidade da luz, numa vida simples, coerente, pois a luz não existe para ser escondida;

É impossível guardar para si a luz de Deus que foi acesa no coração, de modo que é impossível esconder e apagar esta chama do Amor de Deus.

− Comunica a universalidade da luz do amor pelos últimos, sem esquecer os primeiros; a luz do amor pelos pobres, pelos pequeninos, pelos humildes, enfermos, e outros tantos rostos com quem Ele Se identificou (Mt 25).

− Comunica a consistência da luz da Palavra Divina, que não se reduz às palavras, teorias, discursos, discussões, mas em obras concretas de amor, justiça, perdão, fraternidade, humildade, compaixão e solidariedade.

− Comunique a transparência da luz, de modo que a tua vida não atraia ninguém para si, mas para Aquele que te chamou e te enviou.

A transparência da vida do Presbítero leva muitos a dar conteúdo às Palavras Evangelho: “vendo vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5, 16).

Padre e fiéis, Igreja Ministerial e Missionária do Senhor, seremos quando verdadeiramente revelarmos a luz de Cristo ao mundo.

Quando comunicarmos esta luz, na noite sombria de um mundo marcado por tantos sinais de morte e exclusão.

A devoção a Nossa Senhora e ao Sagrado Coração de Jesus faz com que o Presbítero seja cada vez mais compadecido e solidário com a dor dos pobres, um Sacerdote conforme o Coração de Jesus.

Para que tudo isto se torne uma verdade, é preciso que seja acompanhado pela Oração e o apoio da comunidade.

Assim, a luz de Cristo resplandece no rosto da Igreja pela sua vida e pelo exercício do Ministério, assim como pela vida de todos que da Igreja participam pela graça do batismo, como sal da  terra e luz do mundo.


(1) Primeiros parágrafos da Constituição “Lumen Gentium” – Luz dos Povos - sobre a Igreja 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG