sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Ser Padre - A Missão de ser Profeta e Poeta do Reino!

Ser Padre - A Missão de ser Profeta e Poeta do Reino!

Anos passados, no Encontro Presbiteral Regional Sul I, refletimos o seguinte tema: “Missionariedade e profetismo do Presbítero, na Igreja e no mundo, à luz do Concílio Vaticano II”.

Na ocasião, o Monsenhor Tarcisio Loro da Arquidiocese de São Paulo nos ajudou a compreender os desafios da cidade em tempo de pós-modernidade, fundamentalismo religioso e outras questões muito interessantes.

Voltamos às fontes bíblicas e dos Documentos da Igreja, sobretudo os Documentos do Vaticano II (que teve quatro grandes objetivos: a Igreja procurou tomar consciência de si mesma; a atual necessidade de renovação, restauração da unidade do rebanho; tratar da presença da Igreja no mundo moderno). Para que isto aconteça é preciso levar em conta seis pilares sustentadores da missão eclesial:

1 – Uma Igreja comunhão (eclesiologia de comunhão): É preciso construir a comunhão à luz do Mistério da comunhão da Santíssima Trindade, da Celebração Eucarística e da prática da Caridade.

2 – Igreja é uma realidade sempre em construção: A Igreja foi prefigurada desde o início da criação; fundada no tempo do Jesus histórico e termina de nascer em Pentecostes.

3 – Uma Igreja que se abre para o diálogo com o mundo e as religiõesNão é fechada em si mesma; está em relação com o mundo humano (família, política, trabalho, mídia, cultura, economia etc.). Ela assume as realidades terrestres: as alegrias e tristezas, as angústias e esperanças, pecado e graça...

4 – Igreja sacramento universal de salvação: A Igreja é sinal visível da graça invisível. Sinal de salvação por meio da santidade, em que os traços do justo sofredor e glorioso são expressos em seu rosto.

5 – Igreja povo missionário: A missão é própria do ser Igreja. Ela existe para evangelizar, continuar a missão de Jesus, o Servo Sofredor, o Justo Glorificado, Salvador da humanidade.

6 – Igreja a serviço de seus membros e de todos os seres humanos: Uma Igreja que se coloca a caminho a serviço das pessoas, até conduzi-las à participação da glória divina.

É neste contexto que podemos compreender a missão do Presbítero, como missionário e Profeta.

Como missionário, junto com o Povo de Deus, leva adiante a missão confiada por Jesus, não a serviço de si mesmo, mas, sobretudo a serviço dos pobres, na luta pela sua defesa; na busca da realização do Reino.

Num mundo marcado pelo pecado, pela desigualdade social, sofrimentos inumeráveis, desencanto e desalento, o Presbítero deve ser uma voz profética a denunciar e anunciar o mundo querido por Deus.

Como missão profética, ungido de Deus, unir o culto e a prática da justiça. A profecia é componente de sua missão, deve ser um poeta por excelência!

Um poeta que sonha, mas que não sonha só, porque é parte de um povo que a Deus se consagra. Como poeta escreve a poesia e o canto de um mundo novo, onde todos possam viver como irmãos e filhos de um mesmo Pai.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG