quinta-feira, 16 de maio de 2024

Desfraldemos as velas da fé e do testemunho

                                                 
            Desfraldemos as velas da fé e do testemunho

Vivendo o mês dedicado, de modo especial, às vocações, sejamos iluminados pelas palavras do Bispo e Doutor da Igreja - Santo Hilário - (séc. IV): 

“Desfraldando as velas da nossa fé e do nosso testemunho, vinde enchê-las com o sopro do Vosso Espírito e orientai-nos pelo caminho da pregação que iniciamos”.

Como Igreja, nossa missão é evangelizar; anunciar e testemunhar a Boa Nova do Evangelho, que consiste, essencialmente, no mandamento do amor a Deus e ao próximo, testemunhando a nossa fé e dando ao mundo a razão de nossa esperança – “Santificai em vossos corações o Senhor Jesus Cristo e estai sempre prontos a dar razão da vossa esperança a todo aquele vo-la pedir” (1 Pd 3,15-18).

É tempo de “navegar”, é tempo de evangelizar! Permanecer na cidade não como sinônimo de imobilismo, recuos, mesmice, mas totalmente atentos e solidários aos clamores quotidianos fazem agitar a  barca da Igreja na grande travessia dos mares agitados e ventos contrários.

As velas de nossa fé são movidas com o sopro do Espírito, para que continuemos a aprofundar a necessária acolhida; conversão em todos os níveis; catequese permanente e envolvente; formação de comunidades eclesiais missionárias; santificação e solidificação da família; fortalecimento da opção preferencial pelos pobres e todo esforço de penetrar em todos os espaços e chegar a todas as pessoas, através dos, mais diversos e necessários, meios de comunicação social.

Desfraldemos as velas de nossa fé, cientes que não há respostas prontas, mas contamos com sopro do Espírito que nos acompanhará, levando a “barca da Igreja” por mares que urge serem navegados, sem medo, pois Ele está em nossa barca – “Coragem, sou Eu, não tenhais medo!” (Mt 14,27).

Concluamos pedindo a vinda do Espírito Santo:

“Vinde, Espírito Santo, enchei o coração dos Vossos fiéis...”          

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG