quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Avaliar e Planejar com a Luz do Espírito

                                                          

       

Avaliar e planejar com a luz do Espírito
 
Vivendo um tempo fecundo de avaliação e planejamento pastoral para o próximo ano, recorramos à imagem do retrovisor, que nos permite um olhar retrospectivo e crítico, para avaliarmos sobre o que avançamos ou não, o que ainda nos desafia, clamando por respostas, para que a evangelização aconteça, lembrando Santo Ambrósio: – “A graça do Espírito ignora a lentidão”.
 
Tenhamos em nossas mãos, mente e coração, alguns instrumentos indispensáveis: a Sagrada Escritura, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora do Brasil CNBB (Doc. 109), com o Objetivo Geral: EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.
 
Deste modo, o planejamento pastoral não será resultado de desejos humanos tão apenas, mas a expressão da escuta atenta de Deus e de sua vontade para todos nós, sob a ação do Seu Espírito na fidelidade a Jesus, como discípulos missionários que devemos ser; seduzidos, enraizados em Seu amor; um amor incondicional que se renova em cada Banquete Eucarístico.
 
Certamente, muito foi feito, mas ainda há muito por fazer. Há que se reconhecer fragilidades e forças, erros e acertos, avanços e recuos, luzes e sombras.
 
Embora sejamos poucos no oásis da cidade, “pois a messe é grande e poucos são os operários” (cf. Lc 10,1-9), assim falou o Senhor Jesus, empenhemo-nos na procura de respostas efetivas e corajosas, saciando nossa sede na Divina Fonte, que a todo instante nos sacia e se renova ininterruptamente, para que não sucumbamos na graça da missão por Deus a nós confiada.
 
Avaliar e planejar é mais do que necessário, sempre sob a ação do Espírito, coberto por Sua sombra, contando com Sua força.
 
“Vinde Espírito Santo, enchei o coração dos Vossos fiéis. E acendei neles o fogo do Vosso amor...” 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG