sexta-feira, 16 de junho de 2023

Tríplice face da misericórdia divina (SCJ)


Tríplice face da misericórdia divina

Aprofundemos sobre a Festa do Sagrado Coração de Jesus.

Passagens bíblicas: Ez 34,11-16; Sl 22,1-6; Rm 5,5b-11; Lc 15,3-7

Reflitamos sobre a tríplice face do amor de Deus à luz da Palavra proclamada.

Amor que procura: a misericórdia de Deus se manifesta no amor que procura, como vemos na Parábola da ovelha extraviada, no Evangelho proclamado.

Assim é o amor de Deus, que veio nos procurar, quando ainda estávamos perdidos. Veio procurar para nos carregar em Seus ombros, e assim o fez, quando o Filho carregou a Cruz da Redenção da Humanidade.

Deus continua nos procurando, para nos amar, para conosco Se relacionar, numa amizade que fora no Paraíso rompida e perdida, mas pelo Filho, no Sangue derramado, reconquistada e para sempre vivida.

Amor que cuida: assim lemos e refletimos na primeira leitura. Deus mesmo vem por meio do Seu Filho, o Bom Pastor do rebanho, que pareciam ovelhas perdidas e abandonadas, sem pastor.

Assim é o amor de Deus que veio cuidar de nossas fragilidades, curar as feridas da alma, e nos fortalecer com o Pão da Vida, Sangue no Cálice da Nova e Eterna Aliança, antídoto para não morrermos, remédio de imortalidade.

Deus continua cuidando de nós, colocando pastores à frente da comunidade; suscitando ministros ordenados, consagrados e consagradas; cristãos leigos e leigas, com o Reino mais que comprometidos, em tantas pastorais, movimentos e organizações.

Amor que renova: amor que nos foi derramado pelo Espírito, que o Pai enviou em nome de Jesus, como Ele mesmo prometera aos Seus discípulos, quando com eles caminhava, e para o apostolado os preparava.

Assim é o amor de Deus, que veio nos renovar, do pecado nos reconciliar, e assim, de coração purificado, vínculos mais estreitos e fortes, laços indestrutíveis de amor fortalecer, para que a luz divina possamos resplandecer.

Deus continua nos renovando na Mesa da Eucaristia que participamos, no Sacramento do Perdão que celebramos e vivenciamos, em cada gesto de amor e acolhida, que em relação ao próximo, generosamente, multiplicamos.

Agradeçamos ao amor do Deus Uno e Trino, Mistério imenso e indizível de amor. Mergulhemos no mar infinito do Seu amor, que contemplamos e encontramos nas chagas abertas do Cristo Redentor, a quem damos toda a honra, glória, poder e louvor.

Contemplemos e bebamos do jorrar abundante de água e sangue, Mistério do Batismo e da Eucaristia prefigurados, de onde nascemos, somos alimentados, e para sempre eternizados, e na comunhão dos céus, um dia esperamos ser acolhidos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG