domingo, 18 de junho de 2023

É tempo de semear (XIDTCB) (15/06)

É tempo de semear

 “O Reino de Deus é como quando alguém espalha
a semente na terra. Ele vai dormir e acorda,
noite e dia, e a semente vai germinando e
crescendo, mas ele não sabe
como isso acontece.
(Mc 4, 26-27)

Com a Liturgia do 11º Domingo do Tempo Comum (ano B), contemplamos a Proposta que Deus tem para a humanidade: vida plena e felicidade sem fim.

Na passagem da primeira Leitura, com o Profeta Ezequiel (Ez 17,22-24), vemos o Povo de Deus exilado na Babilônia, que jamais ficou esquecido por Deus, porque Ele fiel à Sua Aliança.

O Ministério profético de Ezequiel se dá neste contexto dificílimo vivido pelo Povo de Deus, marcado pela deportação e infidelidade. Cabe ao Profeta provocar a conversão e a esperança de voltar à sua terra e reconstruir sua história.

Apesar das dramáticas circunstâncias vividas pelo povo, o Profeta tem uma palavra de confiança: Deus não abandonou o Seu Povo, e irá construir com ele uma nova história de salvação e de graça.

O Profeta expressa a vontade amorosa de Deus e exorta a todos para uma atitude de humildade, na abertura e acolhida dos apelos e desafios de Deus.

As palavras de Ezequiel revelam a ação infalível de Deus, que não esquece os Seus compromissos, jamais abandona o Povo com quem Se comprometeu, de modo que o medo e o pessimismo devem ceder lugar à confiança e à esperança. Deus não desiste de nós, porque nos ama e quer nos salvar.

“Mesmo afogado na angústia e no sofrimento, mesmo mergulhado num horizonte de desespero, Israel tem de aprender a confiar nesse Deus que é sempre fiel às Suas promessas e aos compromissos que assumiu com o Seu Povo no âmbito da Aliança. Tudo pode cair, tudo pode falhar; só Deus não falha.” (1)

Na passagem da segunda Leitura (2 Cor 5,6-10), refletimos sobre a vida, que é marcada pela finitude e transitoriedade, mas que deve ser vivida na espera do encontro com Deus, para uma vida definitiva e eterna. O Apóstolo Paulo acentua que os cristãos são peregrinos sem morada permanente nesta terra.

Também hoje vivemos a cultura do provisório, do efêmero, e sua mensagem ultrapassa os tempos, convidando-nos a buscar o que for duradouro e nos garanta a vida plena e definitiva.

Com a passagem do Evangelho (Mc 4,26-34), temos uma catequese sobre o Reino Deus, através das duas Parábolas que Jesus nos apresenta.

“Para fazer chegar a todos a Sua proposta, Jesus precisará de utilizar uma linguagem acessível, viva, questionadora, concreta, desafiadora, evocadora, pedagógica, que pudesse semear no coração dos ouvintes a consciência dessa nova e revolucionária realidade que Ele queria propor. É neste contexto que nos aparecem as ‘Parábolas’” (2)

As Parábolas, portanto, são excelente arma de controvérsia, diálogo e questionamento. Elas provocam, mexem com os ouvintes, fazem pensar, e levam a tomada de atitudes, com consequências para a vida.

O Reino de Deus acontece apesar do aparente fracasso, e é necessária a paciência e consciência de nossa pequenez crendo na ação divina, que aos poucos vai fazer passar as coisas antigas e fará novas todas as coisas, e teremos o novo céu e a nova terra que Deus oferece a todos nós.

O Reino de Deus é uma iniciativa divina e acontece na serenidade, confiança, paciência, esperança a partir de pequenos gestos, como a menor de todas as sementes.

Através do aparentemente insignificante, Jesus inaugura a realidade do Reino de Deus:

“Nos fatos aparentemente irrelevantes, na simplicidade e normalidade de cada dia, na insignificância dos meios, esconde-se o dinamismo de Deus que atua na história e que oferece aos homens caminhos de salvação e de vida plena”. (3)

As Parábolas nos revelam a ação de Deus através dos pequenos, humildes, pobres e em todos que renunciaram aos esquemas de triunfalismo e ostentação, e é destes que Deus se serve para a transformação do mundo:

“Atitudes de arrogância, de ambição desmedida, de poder a qualquer custo, não são sinais do Reino. Sempre que nos deixamos levar por tentações de grandeza, de orgulho, de prepotência, de vaidade, frustramos o Projeto de Deus, e impedimos que o Reino de Deus Se torne realidade no mundo e nas nossas vidas.” (4)

Celebremos a alegria de trabalhar pelo Reino de Deus, apesar de nosso trabalho parecer insignificante e desprezível, mas não o é aos olhos de Deus, que tem um Projeto de vida plena e feliz para toda humanidade.

A nós cabe lançar a semente com toda humildade, confiança, esperança, e aguardar com paciência os frutos que virão para que outros possam saborear:

“Não duvidemos de que a força do Evangelho se desencadeará em nós, muito mais do que poderíamos esperar ou imaginar. Vivemos no tempo da paciência e não no da colheita nem da paga.” (5)

Deus não falha, e Seu tempo não é o nosso tempo, definitivamente.
Como peregrinos no tempo, somos vocacionados para a eternidade, para a vida definitiva, como nos falou o Apóstolo Paulo em Sua Carta aos Coríntios.

Supliquemos a vinda do Reino de Deus, como o fazemos ao rezar a Oração do Senhor, o Pai Nosso: Venha, Senhor, o Vosso Reino, que anunciamos e testemunhamos.

Como é bom trabalhar na construção do Reino, como Igreja serva e servidora, misericordiosa e missionária, como nos lembra o Objetivo das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023):

Objetivo Geral:

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”



Fonte inspiradora e citações (1) (2) (3) (4):
(5) Missal quotidiano dominical e ferial  p.1432 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG