sábado, 24 de junho de 2023

O Amor de Deus falou mais alto no coração de João (24/06)


O Amor de Deus falou mais alto no coração de João

”Graças ao entranhado Amor do nosso
Deus, visitou-nos a luz que vem do alto” (Lc 1,78)

Celebramos dia 24 de junho a Solenidade de São João Batista, e à luz da Palavra de Deus, refletimos sobre a pessoa e a missão de João Batista, aquele que foi escolhido por Deus para ser Profeta ainda antes de nascer, como dom de Deus ao Seu povo.

E mais, na sua pessoa, de Isabel e Zacarias contemplar e refletir sobre o entranhado Amor de Deus em seus corações. É próprio do Amor de Deus se entranhar no mais profundo de cada um de nós para que possamos comunicar Seu amor, vida, presença e luz.

A passagem da primeira Leitura (Is 49,1-6) é parte do segundo canto do Servo sofredor de Javé. Retrata o final do exílio e, à luz da Palavra, pode-se afirmar que a missão profética brota e se sustenta do próprio Deus. Sendo eleito vive da Palavra e para a Palavra de Deus.

A vocação é, portanto, dom de Deus, pois é Ele quem toma a iniciativa. O Profeta vive uma especial relação de amizade e intimidade com Deus, tornando visível Sua ação salvadora, que fará nascer uma luz que iluminará todos os povos. A ação divina é o derramamento de graça, bondade, amor. Deus jamais se esquece de nós e nos quer plenos de vida, alegria, felicidade.

Reflitamos:

Como vivo a vocação profética que recebi no dia do meu Batismo?
Qual tem sido a intimidade/amizade que vivo com Deus, para Sua Palavra com credibilidade anunciar?

- Como sinto a presença e a força de Deus no viver da vocação profética que me confiou?
O que sou capaz de suportar para viver esta vocação?

Na passagem da segunda Leitura (At 13,22-26), o Apóstolo Paulo nos apresenta uma rápida síntese da História da Salvação, desde Davi culminando em Jesus. Apresenta a pessoa de João e o papel que ele teve em relação a Jesus. O próprio João se declara inferior a Jesus e o indica às multidões (v.24-25).

A missão de João consiste no anúncio da necessária conversão de mentalidade e atitudes. João prepara o coração de seus ouvintes e seguidores para a acolhida do Messias que vai inaugurar o novo Reino, numa frutuosa “metanoia” (transformação da mentalidade e do coração).

Embora homem simples e frágil, torna-se precioso instrumento na mão de Deus para orientar o coração humano. Seu programa de vida tem tríplice aspectos: o apelo à conversão, à revolução e a transformação das mentalidades e atitudes e o convite para o acolhimento da libertação que Deus nos oferece.

Agindo com coragem e fidelidade o Profeta não aparece, mas sim Aquele que o chamou, o enviou e o acompanha em sua missão. Caminhando o Profeta encontra e revela a presença, a ação e o querer de Deus.

Com a passagem do Evangelho (Lc 1,57-66.80) temos a narração do nascimento de João Batista. O Evangelista tem a preocupação de apresentar o papel relevante de João, mas totalmente subordinado à pessoa e missão de Jesus.

Com João Batista chegou o tempo do cumprimento das promessas de Deus, o tempo da misericórdia de Deus, como o próprio nome do Profeta sugere: João – “O Senhor concede graça”.

O nome dos pais de João também nos revelam o Amor e ação de Deus: Isabel significa “Deus é plenitude”, e Zacarias, “Deus Se lembrou”.

Portanto, celebramos o Deus de Amor que Se revela na figura do Profeta João Batista. Com ele aprendemos que o caminho profético é o caminho do despojamento, da radicalidade, da entrega e da doação da vida.

João foi amigo do Esposo, Jesus, soube reconhecer que Ele era maior e tornou-se para todos nós um belo exemplo na caminhada de fé e no seguimento ao Senhor: “é preciso que Ele cresça e eu diminua” (Jo 3,30).

João Batista, o maior de todos os Profetas que nasceram antes do Salvador, o único que viu e apontou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, a luz dos povos!

João, a voz que clamou no deserto a presença da Palavra em nosso meio, Jesus. Como o próprio Santo Agostinho disse: “João é a voz no tempo; Cristo é, desde o princípio, a Palavra eterna”.

Aprendamos com João seu estilo de vida, sua atividade, coragem e fidelidade até o fim, enfrentando a morte violenta. Ele por ser testemunha é para nós mestre de vida espiritual para maior e sincera fidelidade ao Senhor Jesus. João é a testemunha de Cristo por excelência. Veio como testemunha para dar testemunho da luz verdadeira (Jo 1,7-9).

João foi o precursor do Salvador, e selou sua missão derramando por Ele o seu sangue.

Reflitamos:

-    Sou um sinal vivo e profético de Deus como João o foi?
-    João soube qual foi o seu lugar na História da Salvação. Sei qual o papel e o lugar que devo ocupar nesta História?

- De que modo apresento Jesus, a Luz do Mundo, ao mundo, às pessoas com quem convivo?
- De que modo vivo a missão de precursor do Senhor? 

- Como preparo a Sua vinda gloriosa?
- O que João tem a me ensinar na caminhada de fé e fidelidade ao Senhor?
   
Concluo com o Prefácio da Missa desta Festa:

“... Proclamamos, hoje, as maravilhas que operastes em
são João Batista, precursor de Vosso Filho e Senhor nosso,
consagrado como o maior entre os nascidos de mulher.

Ainda no seio materno, ele exultou com a chegada do
Salvador da humanidade e seu nascimento trouxe
grande alegria. Foi o único dos Profetas
que mostrou o Cordeiro redentor.

Batizou o próprio autor do Batismo
nas águas assim santificadas e,
derramando seu sangue, mereceu
dar o perfeito testemunho de Cristo...”.

Agora é nossa vez de acolher nas entranhas de nosso coração o Amor de Deus e viver com ardor a vocação profética, reavivando a chama do Batismo que um dia foi acesa, e que jamais se apagague e nos leve um dia à plenitude da luz divina: Céu.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG