Humildade e Sabedoria Divina
Uma breve reflexão à luz da passagem do Livro do Eclesiástico (Eclo 3,19-21.30-31).
O autor sagrado nos apresenta a atitude de humildade como exigência fundamental, para que sejamos agradáveis a Deus e, ao mesmo tempo, para termos êxito e sermos felizes.
Deste modo, nos colocaremos, por amor e alegremente, a serviço do outro, sobretudo daqueles que mais precisam (os fragilizados, os marginalizados, os empobrecidos).
O aprofundamento sobre a sabedoria divina e a sua vivência, é certeza do viver bem e feliz, pois esta somente pode ser saboreada por quem viver a humildade, ou seja, quem assumir com simplicidade o próprio lugar, pondo a render os talentos, sem jamais humilhar o outro com uma eventual superioridade, mas colocando os próprios dons a serviço de todos, com simplicidade e amor.
Bem diferente é o soberbo, que permite crescer nas entranhas de seu coração a árvore da maldade, com suas raízes tão profundas.
A vida cristã será sempre o desafio de não sermos soberbos, mas humildes servidores, não pelo nosso mérito, mas pela graça de Deus, porque tudo é dom de Deus.
E a humildade necessária, requer de cada um de nós, discípulos missionários, vigilância, oração e conversão constante.
Se assim o fizermos, seremos cumulados de sabedoria divina e faremos os outros felizes, edificando a nossa própria felicidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário